Pix: novo golpe envolvendo a ferramenta ASSUSTA brasileiros! Fique atento!

O Pix, sistema de transferências instantâneas criado pelo Banco Central, se tornou o método de pagamento mais utilizado no Brasil. A velocidade das transações, associada à segurança do sistema, e ao fato do serviço ser gratuito, são os fatores que atraem os brasileiros para esta ferramenta. No entanto, segundo pesquisa realizada pela companhia FICO, divulgada na última segunda-feira (15), o crescimento acelerado deste método de pagamento também gerou consequências.

Isso porque, segundo a pesquisa, o Pix vem cada vez mais sendo utilizado pelos criminosos para aplicar golpes à população. Sendo assim, de acordo com o levantamento da FICO, 22% dos brasileiros já caíram em algum tipo de golpe envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos, apesar de ser bem avaliado pelas pessoas. Além disso, 65% dos entrevistados afirmam conhecer alguém que já sofreu alguma fraude do tipo.

Sendo assim, é importante que os usuários do Pix fiquem atentos e que conheçam os golpes para conseguir se prevenir. Nesse sentido, existe um tipo específico de fraude envolvendo a ferramenta do Banco Central que fez com que a empresa Serasa emitisse um alerta aos seus clientes. Confira a seguir.

Serasa faz alerta de golpe

A Serasa é uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. Em outras palavras, a empresa mantém informações sobre os consumidores brasileiros, para que outras empresas, ou bancos, saibam da situação financeira e de dívidas ao contratar empréstimos e serviços do tipo.

Sendo assim, a Serasa fez um alerta aos brasileiros, devido a onda de golpes envolvendo o Pix, separando os mais populares atualmente. Dentre os mais conhecidos existe o golpe do cadastro do Pix, no qual a vítima recebe uma mensagem com o nome de uma instituição financeira, solicitando o cadastro de uma chave através de um link.

No entanto, este link pode conter vírus, ou induzir a vítima a fornecer dados sigilosos aos golpistas. Além disso, também existe o comprovante do Pix falso, golpe do Pix errado e agendado.

Mas o destaque que vem assustando os brasileiros é o golpe do Robô do Pix, que é aplicado principalmente através do Instagram e outras redes sociais. Neste esquema, os criminosos criam uma falsa promoção, na qual para receber o bônus, a vítima deve transferir um valor mínimo para uma conta. A promessa é de receber um valor até dez vezes maior do que o enviado.

No entanto, esta transação mínima cai diretamente na conta dos bandidos, que nunca retornam nenhum valor ao usuário. Voltando ao levantamento da FICO, a pesquisa aponta que os golpes ocorrem pois as instituições financeiras não educam seus clientes.

Além disso, 79% dos entrevistados acreditam que os bancos devem implementar sistemas melhores para detecção de fraudes. Inclusive, 62% dos participantes da pesquisa também afirmaram que gostariam de ser avisados caso estejam em uma situação de um potencial golpe.

Novo recorde do Pix

Apesar dos problemas com golpes, o Pix segue sendo amplamente utilizado pelos brasileiros. Sendo assim, a ferramenta bateu um novo recorde de transferências diárias neste mês de maio, atingindo 124.322.983 transações apenas no dia 5.

Este novo recorde de transferências do Pix foi batido uma semana antes do Dia das Mães. Esta é uma data comemorativa que movimenta milhões de reais na economia do Brasil, ficando atrás apenas do Natal, com relação às épocas comerciais mais prósperas do ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.