Pix nos negócios: QR Code e delivery facilitado

O Pix facilita a rotina nos negócios e melhora o serviço delivery através do QR Code e outras opções. Entenda melhor!

O Pix nos negócios 

Os produtores de bens, varejistas e prestadores de serviços têm muito a se beneficiar com o Pix, informa o BCB. Por ser uma transferência eletrônica instantânea, em ambiente seguro, o Pix se alinha ao ritmo do comércio e negócios em geral, e isso já é visto na prática. 

Pois, não há necessidade de esperar o próximo dia útil ou a próxima janela de horário para receber um pagamento. Dessa forma, os custos são menores e há facilidade na integração com os softwares de automação e na conciliação de pagamentos.

Assim sendo, o Pix na prática tem o mesmo efeito do pagamento em dinheiro, já que o dinheiro chega a sua mão na hora, mas em vez de ser na sua carteira, ele entra na sua conta. Por isso, o Pix é seguro e fácil, sem o risco de roubo ou necessidade de se preocupar com troco. Por exemplo, o que pode fazer muita diferença na rotina de um pequeno comerciante.

Além disso, como o Pix é um modelo com menos intermediários e as plataformas centrais são providas pelo Banco Central, o custo de aceitação é menor que outros meios eletrônicos.

Dessa forma, é bastante interessante também para o comércio eletrônico, uma vez que a confirmação do pagamento é efetuada em poucos segundos, o que pode acelerar o processo de envio da mercadoria, facilitando a gestão do estoque e logística. Por isso, esse é um ponto de atenção para um empreendedor que deseja atuar em e-commerce, por exemplo.

Conveniência para o cliente

Assim sendo, além de facilitar a gestão financeira das empresas, o Pix é conveniente para o cliente. Já que os comerciantes poderão adaptar seu modelo de negócio de diversas formas. Inclusive diferenciando preços para o pagamento com Pix para melhor adequação às necessidades do cliente.

Um exemplo é o estabelecimento colocar em local visível a sua identificação para receber o pagamento. Veja algumas hipóteses levantadas pelo Banco Central:

Comerciante que quer o QR Code à mão do cliente

O comerciante imprime um QR Code, que fica ao alcance do cliente. Na hora de pagar, o cliente escolhe a opção Pagar com Pix e lê o QR Code com celular. O comerciante informa o valor da compra, facilitando o pagamento de compras de valores diferentes, e pode optar inclusive por solicitar que o próprio cliente digite o valor da transação. 

Comerciante que quer gerar um QR Code a cada compra

Um QR Code será gerado para cada compra, de acordo com os itens e a quantidade que ele pega. Vale para supermercados e restaurantes, por exemplo. 

Delivery

Na prática, o Pix diminui as filas, facilita o atendimento e acaba com a espera de muitos clientes para pagar através da maquininha. Outro ponto pouco citado, porém importante, é que a maquininha pode falhar o sinal, já o Pix é feito na hora, via internet, o que facilita também o serviço delivery. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.