PIX lidera quantidade de transferências

Nesta terça-feira (16), o Pix, um sistema de pagamento instantâneo, completa três meses de operação. Além disso, o sistema também lidera o número de transferências em dinheiro neste ano, ultrapassando até a TED. A tecnologia foi desenvolvida pelo Banco Central

No total, segundo dados do Banco Central, foram 286 milhões de operações realizadas por meio do PIX em 2021,  já pelas TEDs foram 53,2 milhões na mesma comparação. Isso significa as TEDs não atingiram nem 20% do resultado do novo sistema.

Por outro lado, em valores transferidos, o montante transferidos pelas TEDS é bem maior. Enquanto por meio do Pix foram movimentados R$ 225 bilhões, pelas Teds foram R$2,7 trilhões – 10 vezes mais que o novo sistema de transferência.

Essa diferença de valores pode ser explicada pelos usuários do PIX, a maioria realiza transferência de pessoa física para outra na mesma condição. As empresas por vezes continuam a utilizar as tradicionais TEDs, seja por dúvida ou porque boa parte dos bancos já ofereciam pacotes com transferências gratuitas.

Veja abaixo um guia resumido sobre o PIX:

 Pix: o que é? 

De maneira resumida, para que você entenda o que é Pix, podemos dizer que é um sistema de trânsferencia instantâneo e sem custos. Por meio dele é possível realizar  transferências por 24h e nos 7 dias da semana.

O Pix é seguro?

De acordo com informações do Banco Central sim. Para isso, ele conta com pelo menos duas tecnologias de proteção de dados.

Confira:

1 – Criptografia

Sistema que bloqueia o acesso a informações da transferência, impedindo ação de fraudadores.

Em outras palavras, é utilizado um algoritmo para codificar os dados para que eles não tenham mais o formato original e consequentemente não possam ser acessados.

2 – Autenticação

Sistema que identifica os dados do cliente que realiza e do que recebe a transação. Ferramenta tem como objetivo identificar se de fato a procedência de acessos e identificações são verdadeiras.

Outra informação relevante, é que para realizar uma transação é necessária a autenticação de dados como senhas e biometria.

Como cadastrar o Pix?

Agora que você já entende o que é o Pix, saiba como cadastra-lo.

Para começar a utilizar o Pix é simples e todo o processo pode ser feito de maneira online. É somente necessário ter uma chave.

Por meio do internet banking, a chave Pix  pode ser cadastrada .

Por meio da chave é possível fazer transações instantâneas em menos de 10 segundos, sem custos e entre qualquer banco. Todas as transações podem ser realizadas em todos os dias e horários.

Eu preciso ter uma conta em banco para utilizar o Pix?

Não. É possível cadastrar sua chave pix por meio de plataformas de pagamentos, entre elas o Mercado Pago e o Picpay.

Todavia, também é possível optar por criar sua chave Pix em bancos tradicionais ou digitais.

O novo sistema deve acabar com outras formas de transferência?

No momento, são possíveis ainda realizar tanto TED, como DOC, mas dentro das regras e custos oferecidos pelo seu banco. Porém, de acordo com especialistas, a tendência é que as transações tradicionais caiam e as realizadas com o novo sistema aumentem.

Entenda seu limite de transferência pelo Pix clicando aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.