PIX inicia operações nesta terça em fase restrita

Nesta terça-feira (03), o Banco Central dá início à primeira fase das operações do PIX,  nova ferramenta de pagamentos eletrônicos no país. Nesta primeira etapa, que funcionará como teste do novo sistema, somente clientes selecionados pelos bancos terão acesso à nova ferramenta.

A nova etapa, chamada de fase restrita, se estenderá até o dia 15 deste mês. Neste período, apenas os clientes bancários selecionados  poderão realizar operações de pagamento, em horários determinados. A partir do dia 16 deste mês  o PIX  funcionará integralmente, para todos os clientes.

A fase restritiva do PIX tem como principais objetivos verificar o funcionamento do PIX no ambiente de produção dos bancos e do Banco Central, e testar todos os casos de uso disponíveis do PIX para lançamento do sistema integral.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o Banco Central  orientou as instituições financeiras a escolherem clientes aptos a operar no PIX, de modo a refletir o perfil de cada um.

“Vale frisar que no período de operação restrita todos os clientes já deverão estar aptos a receber um PIX mediante inserção manual ou chave PIX (desde que possuam chaves cadastradas), enquanto os clientes selecionados terão acesso à integralidade de funcionalidades do PIX”, afirmou a Febraban.

Nesta primeira fase de operações, o PIX funcionará somente em horários pré-definidos. Confira a baixo:

  • Das 9h às 22h nos dias 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 14 e 15 de novembro
  • Das 9h às 24h nos dias 5 e 12
  • Das 0h às 22h nos dias 6 e 13

No dia 16 de novembro, o PIX começará a funcionar às 9h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.