PIX: fakes dos participantes do BBB aplicam golpes

Segundo um levantamento realizado pelo dfndr lab (laboratório especializado em segurança digital da PSafe), mais de 300 mil pessoas já caíram em golpes a respeito de perfisfakes que utilizam o nome de participantes do Big Brother Brasil 2021 (BBB) para cometer crimes. Ou até mesmo promessas falsas de depósitos via PIX.

A empresa também identificou mais de 60 perfis fakes usados para enganar pessoas através do uso do nome de participantes do BBB 21. A forma como os criminosos agem é primeiramente criando engajamento no perfil, atraindo público e ganhando seguidores. Os meios acabam sendo as redes sociais, em especial: Twitter, Instagram e Facebook.

Apesar dos perfis atraírem muitos fãs e simpatizantes do Big Brother Brasil 2021 (BBB) que não tinham nada a ver com os golpistas, os criminosos se utilizavam desse público para atrair certa credibilidade antes de aplicar seus atos ilegais e enganar pessoas mais desavisadas.

Os fakes prometem falsos depósitos do PIX

A princípio, Emilio Simoni diretor do dfndr lab, explicou que: “Os perfis falsos geralmente são usados para disseminar os mais diversos tipos de golpes. Criando supostos sorteios de produtos e serviços e até prometendo falsas transferências de dinheiro por PIX”.

Eventualmente alguns perfis chegam a prometer sorteios e depósitos do PIX que na verdade nunca ocorrem. Simoni explica que “ainda é possível que com a posse de informações pessoais dos seguidores, como número de celular e CPF, eles consigam aplicar golpes financeiros, clonagem de WhatsApp, ou mesmo, envio de outros tipos de conteúdos maliciosos como phishing e malwares”.

Antes de tudo os golpistas visam conseguir certo número de público e seguidores através do uso da imagem desses famosos de forma indevida. Em seguida, procuram ganhar dinheiro através da afiliação com produtos, bem como através de propagandas.

Por conta desse alto engajamento, os perfis fakes podem ser vendidos e ficar na mão de outras pessoas, e com um alto público que pode potencialmente ser enganado. Além disso, esse número de seguidores traz uma maior credibilidade para que outras novas pessoas visitantes do perfil acabem sofrendo golpes.

Perfis de famosos sendo utilizados para golpes

Um dos nomes que teve associação com perfis fake é o do apresentador do Big Brother Brasil 2021 (BBB) Tiago Leifert. Ele alega ter sido vítima da criação desses perfis falsos, bem como, não ter perfil no Twitter. Embora exista uma página com mais de 230 mil seguidores em seu nome, não administrada pelo apresentador.

Até mesmo perfis de famosos verificados como o próprio jogador Neymar seguem o perfil fake de Tiago Leifert. O perfil fake do apresentador acaba interagindo com o público. Suas postagens acabam apresentando alto engajamento.

“Estou sabendo que criaram um perfil falso para mim lá no passarinho. Qualquer reclamação, pessoal, manda DM lá para ele”, disse o apresentador antes mesmo da edição de 2021 do programa ter começado. Outros participantes do BBB, como Gilberto Nogueira e Arcrebiano também têm grande número de seguidores nas redes.

É importante que o público tenha o conhecimento desses fakes e não faça qualquer tipo de transferência PIX para qualquer sorteio nesses perfis. Além disso, não passe qualquer informação pessoal, assim como as suas chaves PIX, caso seja um e-mail, número de celular ou até CPF.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.