PIX: Sistema de pagamento do BC ganha prêmio internacional

O PIX ganhou o prêmio Fintech & Regtech Global Awards 2021, promovido pela Central Banking, na categoria inovação em pagamentos. O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central vem sendo cada vez mais popular entre os brasileiros, e facilita a vida de muitas pessoas.

De acordo com uma publicação feita pelo Banco Central, o PIX além de inovador foi “responsável por ganhos de eficiência e um aliado para a inclusão financeira no Brasil”. A premiação reconheceu o trabalho de diversos bancos centrais, no período entre 1º de março de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.

Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, agradeceu ao prêmio recebido. Nesse sentido, o agradecimento foi feito em vídeo gravado para a cerimônia de premiação..

“Gostaria de agradecer a Central Banking por esse importante reconhecimento. Quero parabenizar e dividir esse prêmio com a equipe sensacional do BC, que trabalhou duro para lançar o Pix e democratizar o acesso a pagamentos eletrônicos e incentivar a competitividade e eficiência do mercado”, afirmou o executivo.

Ademais, Campos Neto também disse que os esforços para disseminar o PIX não pararam, e que novas funções estão por vir em um futuro próximo.

Saiba mais sobre o meio de pagamento

O PIX veio como uma alternativa ao TED e DOC para realizar transferências de valores. Através dele, é possível que pessoas e empresas realizem pagamentos instantaneamente, utilizando apenas um celular.

Para utilizar o PIX basta criar a chave PIX. O usuário pode gerar a chave através dos canais de atendimento do banco ou instituição financeira em que possui uma conta. Deste modo, na hora de realizar uma transação pelo aplicativo do banco, o cliente pode selecionar a opção de pagar via PIX.

De acordo com o Banco Central, o PIX é muito vantajoso pois está disponível 24 horas por dia, todos os dias, inclusive em finais de semana. Além disso, as transações ocorrem em menos de 10 segundos, e são totalmente livres de taxas.

Digio permite uso do limite de crédito para pagar via PIX

O banco Digio está oferecendo para seus clientes a possibilidade de usar até 40% do limite do cartão de crédito para realizar pagamentos e transferências via PIX. O Digio é um banco digital múltiplo, voltado para pessoas físicas, e tem como seus principais sócios o Banco Bradesco e o Banco do Brasil.

Desta maneira, os valores possíveis para transferências via PIX variam entre R$ 50 e R$ 3.000. Entretanto, o valor utilizado deve ser parcelado em até 12 vezes, com juros de 9,9%, acima da média do mercado. Isso porque, segundo dados do Banco Central, a taxa média de juros para parcelamento da fatura do cartão de crédito foi de 8,48% ao mês em abril.

Marcelo Scarpa, diretor executivo da Digio, afirmou: “Essa funcionalidade mantém a instantaneidade do PIX para os clientes efetuarem transferências mesmo sem o valor necessário na conta de maneira rápida, simples e sem burocracia, visto que o crédito já está pré-aprovado”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.