Pix Automático: saiba como vai funcionar a nova modalidade

O Pix automático é a mais recente inovação do sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, o Pix. Essa nova funcionalidade promete simplificar o processo de pagamento de contas recorrentes, oferecendo mais praticidade e agilidade aos usuários.

O Pix automático permitirá que os usuários autorizem transações recorrentes, como assinaturas de serviços e faturas mensais, de forma automática.

O que é o Pix Automático?

O Pix Automático é uma extensão do sistema de pagamentos instantâneos Pix, que foi lançado em 2020 pelo Banco Central do Brasil. O Pix revolucionou a forma como as pessoas realizam transferências e pagamentos, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente aos métodos tradicionais, como boletos e TEDs.

Com o Pix, é possível transferir dinheiro e efetuar pagamentos de forma praticamente instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Agora, com o Pix automático, os usuários poderão autorizar transações recorrentes, como assinaturas de serviços e contas mensais, de forma automatizada.

Isso significa que, uma vez autorizada a transação, os pagamentos serão realizados automaticamente, sem a necessidade de autenticação a cada transação.

Como Funcionará o Pix Automático?

O Pix automático permitirá que empresas de qualquer segmento e porte possam oferecer pagamentos recorrentes aos seus clientes. Com essa funcionalidade, companhias de serviços públicos, como energia e telefonia, empresas de seguros, instituições de ensino, academias, condomínios e serviços de streaming, entre outros, poderão disponibilizar essa forma de pagamento aos seus clientes.

Existem diferentes formas de adotar o Pix automático. Uma delas é por meio da assinatura de um contrato com o prestador do serviço. Nesse caso, o consumidor manifesta a intenção de pagar via Pix automático e informa seus dados bancários.

Após essa etapa, o cliente receberá uma notificação no aplicativo do banco para confirmar a autorização. A partir daí, os pagamentos serão realizados automaticamente, sem a necessidade de autenticação em cada transação. Outra opção em desenvolvimento é a utilização de QR Code ou do Pix Copia e Cola, mecanismos já conhecidos e amplamente utilizados.

Com essas opções, o cliente será redirecionado para o ambiente em que poderá confirmar a operação de pagamento recorrente.

Benefícios do Pix Automático

O Pix automático traz diversos benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas. Para os consumidores, essa funcionalidade proporciona mais comodidade e praticidade no pagamento de contas recorrentes. Não será mais necessário se preocupar em emitir boletos ou realizar transferências manualmente. Com o Pix automático, os pagamentos serão realizados de forma automática, sem que o cliente precise se autenticar a cada transação.

Já para as empresas, o Pix automático representa uma nova opção para oferecer pagamentos recorrentes aos seus clientes. Atualmente, o débito automático depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, o que pode gerar complexidade operacional e custos elevados, restringindo o serviço a grandes empresas.

Com o Pix automático, as empresas de todos os tamanhos e segmentos poderão disponibilizar essa modalidade de pagamento, aumentando a competitividade no mercado.

Segurança e Tarifas do Pix Automático

Assim como o Pix tradicional, o Pix automático será gratuito para o pagador. No entanto, as empresas poderão ser tarifadas pelo recebimento das transações. Cabe às empresas definir se haverá alguma tarifa para o uso do Pix automático.

Além disso, o Banco Central está trabalhando para garantir a segurança das transações do Pix automático. Estão sendo estudadas medidas para prevenir fraudes e garantir a transparência e rastreabilidade das transações. Serão estabelecidas responsabilidades objetivas para os participantes em casos de fraude, visando proteger tanto as empresas quanto os consumidores.

Ademais, o Pix automático representa mais uma evolução do sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. Com essa funcionalidade, os usuários poderão autorizar pagamentos recorrentes de forma automática, trazendo mais praticidade e agilidade para o dia a dia.

Empresas de todos os segmentos poderão oferecer essa modalidade de pagamento, ampliando as opções disponíveis para os consumidores. O Pix automático tem o potencial de revolucionar a forma como pagamos nossas contas, simplificando e agilizando os processos de pagamento recorrentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.