Pix: acesso e segurança do ecossistema

Entenda como funciona o acesso ao Pix e a segurança do ecossistema, conforme informações do Banco Central (BC).

A solução de pagamento instantâneo – Pix

?O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos, conforme define o próprio BC. Por isso, o Pix é concluído em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para o recebedor.

Além disso, o Pix é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e em qualquer hora, ressalta o BC.

O acesso ao Pix ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras

Dessa forma, o acesso ao Pix ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento (celular, internet banking, agências, caixas eletrônicos) ou nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo. O Pix é um meio de pagamento disponibilizado por esses prestadores de serviço.

Para as pessoas físicas, as instituições são obrigadas a disponibilizar o Pix por meio de aplicativo para celular. Já para as pessoas jurídicas, o Pix deve ser disponibilizado por meio do principal canal digital, ou alternativamente, por outro canal, desde que haja acordo expresso entre o participante e o usuário pessoa jurídica.

Golpes do Pix

Os golpes em nome do Pix são uma preocupação para o Banco Central. Sendo assim, o BC recomenda que para evitar golpes, é importante que o cliente tenha a certeza de que está acessando um dos canais autorizados pelo seu banco ou instituição. Portanto, não acesse links de sites falsos.

Adicionalmente, o Pix pode ser iniciado por aplicativos ou lojas virtuais que utilizem o serviço de iniciação. Nesses casos, o consumidor deve dar o seu consentimento para a iniciação da transação, sendo automaticamente redirecionado para o ambiente da instituição na qual mantém conta para fazer a autenticação da transação, usando os mecanismos usuais como senha, biometria ou reconhecimento facial.

Segurança do ecossistema

O BC ressalta que a segurança faz parte do desenho do Pix desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos do ecossistema, inclusive em relação às transações, às informações pessoais e ao combate à fraude e lavagem de dinheiro. 

Os requisitos de disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade das informações foram cuidadosamente estudados e diversos controles foram implantados para garantir alto nível de segurança, garante o Banco Central do Brasil. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.