Pix: a solução de pagamento instantâneo do Banco Central (BC)

​O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC). Entenda melhor essa inovação!

O Pix é a solução de pagamento instantâneo do Banco Central (BC)

O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos, conforme informa o BC. O Pix é concluído em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para o recebedor.

 O Pix é um meio de pagamento

Sendo assim, o Pix é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago), conforme define o BC.

No entanto, a diferença é que o Pix permite qualquer tipo de transferência e de pagamento em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados. Sendo esse um ponto de extrema relevância para usuários da ferramenta. 

O acesso ao Pix ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento 

Conforme o BC informa, o acesso ao Pix ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento (celular, internet banking, agências, caixas eletrônicos) ou nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo. O Pix é um meio de pagamento disponibilizado por esses prestadores de serviço. Para as pessoas físicas, as instituições são obrigadas a disponibilizar o Pix por meio de aplicativo para celular, informa o BC.

Pessoas jurídicas

Já para as pessoas jurídicas, o Pix deve ser disponibilizado por meio do principal canal digital, ou alternativamente, por outro canal. Todavia, o BC ressalta que esse outro canal é possível desde que haja acordo expresso entre o participante e o usuário pessoa jurídica.

Cuidado com links falsos!

Além disso, o BC ressalta que, para evitar golpes, é importante que o cliente tenha a certeza de que está acessando um dos canais autorizados pelo seu banco ou instituição. Por isso, não acesse links de sites falsos.

O consumidor deve dar o seu consentimento para a iniciação da transação

Além disso, é possível iniciar o Pix por aplicativos, bem como, por lojas virtuais que utilizem o serviço de iniciação. Nesses casos, o consumidor deve dar o seu consentimento para a iniciação da transação. Assim sendo automaticamente redirecionado para o ambiente da instituição na qual mantém conta para fazer a autenticação da transação.  Dessa forma, usando os mecanismos usuais como senha, biometria ou reconhecimento facial, reforça o Banco Central em suas informações oficiais. Certamente o Pix trouxe uma grande agilidade na rotina de empresas e clientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.