PIB: veja quando pode se recuperar

Mesmo que a economia brasileira avance de alguma forma,  deve demorar ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) comece a decolar e atinja o patamar antes de 2013. Os dados partem de análise do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e foram apresentados pelo Estadão.

O que é previsto até agora é que o PIB deste ano fique em R$ 36.661 – o que representa 3,8% a mais que o ano passado – ano que a pandemia se instalou no país. O valor poderá ser 1% menor que em 2019 (R$ 36.969) – patamar antes da pandemia ter chegado ao país. Isso também significa que registrará diminuição de  7,7% – se comparado a 2013.

“O Brasil conseguiu crescer nesse ritmo nos anos 2000, então é algo possível, sim. Seria preciso, porém, de um choque externo favorável para a economia brasileira e, internamente, de um ciclo vigoroso de reformas para termos esse crescimento”, afirmou a coordenadora do Boletim Macro ao Estadão. “Sem esse ritmo mais acelerado, a recuperação das perdas dos últimos anos ficará para depois de 2030”, completou.

Cosmo Donato, economista da LCA Consultores, ainda falou sobre a desigualdade para o Estadão. “Estamos produzindo menos por habitante e o pouco que crescemos é apropriado por uma parcela cada vez menor da população. Quem está na base da pirâmide social é quem está mais sofrendo”, disse ele.

É possível ainda que em 2022 a economia tenha recessão e não avanço preveem especialistas. Rogério Barbosa, professor adjunto do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ainda falou que a desigualdade não deve ser rápida de resolver. “Mesmo que continuemos sanando o desemprego aos pouquinhos, não vejo recuperação em massa do mercado de trabalho. Isso significa, na prática, concentração de renda. E falta política pública que resolva isso”, declarou Barbosa. “O Auxílio Brasil vai ter mais orçamento do que o Bolsa Família, mas ancorado de forma frágil em atraso de pagamento de precatórios”, completou.

Com PIB em queda, país declina entre as principais economias

Diante da recessão do PIB, o Brasil saiu do ranking das 10 maiores economias do mundo, o setor de serviços e indústrias teve forte impacto no resultado. A queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019. Neste período o PIB chegou a somar alta de 4,6%. Agora o Brasil ocupa a 12ª colocação neste ranking, de acordo com dados da agência de classificação de risco Austin Rating.

Veja mais detalhes sobre essa queda clicando aqui. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.