PIB do Brasil: abaixo da média mundial em 2021

O crescimento do PIB no Brasil deve ficar abaixo da média mundial neste ano. É o que prevê o relatório “Perspectivas Econômicas Mundiais“, do Banco Mundial. O documento foi divulgado nesta terça-feira (05).

A estimativa é que o PIB do Brasil cresça 3%, valor abaixo da média mundial que prevê alta de 4%.

As contas também são mais pessimistas que a previsão do boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (04). De acordo com o boletim, a projeção média de alta é de 3,40% para este ano.

Além disso, de acordo com o relatório do Banco Mundial, o Brasil deve ficar atrás de outros países próximos.

Na América Latina e no Caribe, por exemplo, a expectativa de crescimento do PIB no ano é 3,7%.

Todavia, em 2020 a queda do PIB brasileiro foi menor que os países destas regiões, sendo -4,5% contra -6,9%.

No ano passado, as projeções do PIB para o Brasil era uma queda total de 8%. O resultado negativo teria forte influência da pandemia do Covid-19. O Banco Mundial chegou a atualizar em outubro para -5,4%, sendo concretizado uma queda menor de 4,5%.

Outras comparações

O Brasil deve registrar em média menor mesmo que os considerados países emergentes (+5%).

O resultado foi impulsionado pela economia chinesa, porém mesmo sem a China, a média de crescimento de PIB entre os países emergentes é de +3,4%.

Já os países asiáticos registraram média de 7,9%, um total de 4,9% a mais que o Brasil.

Expectativa de PIB Mundial caiu

A expectativa da média do PIB mundial apresentou queda, neste documento divulgado pelo Banco Mundial. Anteriormente, a previsão é que a média mundial atingisse 4,2%, porcentagem reduzida para 4% neste novo relatório.

A queda da média da economia mundial ocorreu devido a expectativas baixas de economias avançadas. De acordo com o Banco Mundial, as medidas restritivas impostas na Europa e nos Estados Unidos apontam que a recuperação dessas economias será lenta e desafiadora.

“Embora a economia mundial pareça ter entrado em um período de recuperação moderada, os formuladores de políticas públicas enfrentam desafios tremendos — em termos de saúde pública, gestão da dívida, políticas orçamentárias, banco central e reformas estruturais — ao tentar garantir que esta recuperação global ainda frágil ganhe força e estabeleça a base para o crescimento robusto”, afirma em nota ao G1, o presidente do Grupo Banco Mundial, David Malpass.

Leia também: 

Banco Mundial: Conheça a estrutura e seus objetivos

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.