Pesquisa mostra que 61% das redes municipais não preparam professores para ensino remoto

A pesquisa identificou que é recorrente o uso do WhatsApp para comunicação entre secretarias de Educação, escolas, professores, alunos e responsáveis

Dados da pesquisa “A Educação não pode esperar”, elaborada pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo centro de pesquisa Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), revela que 61% das redes municipais não ofereceram qualquer treinamento aos professores para o ensino a distância.

Porém, apesar desse cenário, 82% das redes municipais ouvidas têm alguma estratégia para aula ou oferta de conteúdos pedagógicos a distância durante a pandemia do novo coronavírus. Nas redes estaduais, todas estão mantendo as atividades escolares não presenciais.

O levantamento revela ainda que a Base Nacional Comum Curricular é a principal referência (93%) para a elaboração dessas atividades. A pesquisa identificou que é recorrente o uso do WhatsApp para comunicação entre secretarias de Educação, escolas, professores, alunos e responsáveis. A ferramenta também é utilizada para o envio de conteúdos curtos.

No caso dos alunos que não têm acesso à internet, as secretarias de estados fazem a entrega de conteúdos impressos na própria escola ou até nas residências dos estudantes. Já os estudantes que possuem acesso à internet, os conteúdos são disponibilizados em páginas on-line próprias e em redes sociais. Outras plataformas, como o Google Classroom, também são utilizadas para videoaulas em tempo real.

Outros dados

Mais de 80% das redes municipais e estaduais ouvidas pela pesquisa mantêm a distribuição de alimentos às famílias dos estudantes, como prevê a lei que autorizou, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis pelos estudantes de escolas públicas.

Cerca de 80% das redes municipais planejam também a volta às aulas presenciais e elaboram estratégias contra o abandono escolar, assim como preparam avaliações para o retorno às aulas.

Já nas redes estaduais, 15, das 17 pesquisadas, informaram que se preparam para a volta às atividades presenciais e que também possuem estratégias para evitar o abandono escolar.

Sobre o IRB

O IRB é uma associação civil criada pelos tribunais de Contas do Brasil e funciona há 46 anos. O instituto e se apresenta como braço acadêmico dos tribunais, no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades de controle externo. Na União, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, os tribunais de Contas são vinculados às casas legislativas.

O trabalho foi feito para o IRB a partir de levantamento de informações em 249 redes de ensino de todas as regiões do país. Dessas, 232 são municipais e 17 são estaduais. Entre as redes municipais, a amostra envolve capitais e cidades sorteadas. As informações apuradas dizem respeito à educação infantil, ao ensino fundamental e médio.

 

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