Educação infantil: escolas estimam redução de 70% no faturamento

Os dados são do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, o Sinepe

Uma crise sem precedentes já começa a afetar as instituições de educação infantil particular no Distrito Federal, primeiro lugar do Brasil a adotar medidas de isolamento devido à pandemia do coronavírus, como o fechamento das escolas. A estimativa é de que esses estabelecimentos tenham perdido cerca de 70% do faturamento por conta da inadimplência e 30% das matrículas foram canceladas.

Os dados são do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, o Sinepe. As incertezas em torno da Covid-19, somadas aos efeitos econômicos da pandemia, foram determinantes para que a publicitária Marina Padrão, mãe da Manuela – de 1 ano e sete meses, repensasse a permanência da pequena na creche.

Ainda não existe uma previsão para que escolas possam retomar as aulas presenciais e a alternativa de ter um currículo on-line não atende às crianças dessa faixa etária, na avaliação da pedagoga Viviany Pinheiro.

Além de não prender a atenção dos pequenos, a modalidade de ensino remoto não é recomendada porque pode causar problemas à saúde dessas crianças.

A Sociedade Brasileira de Pediatria inclusive, sugere que até dois anos de idade não haja exposição a nenhum tipo de tela e que as crianças de até cinco anos de idade, não fiquem mais de uma hora por dia em frente às telas.

A impossibilidade de oferecer uma alternativa aos pais que supra a demanda da educação infantil e o alto número de cancelamento de matrículas têm sido vistos com preocupação pelas entidades que representam as escolas particulares. O presidente do Sinepe, Álvaro Domingues, teme que possa haver um colapso no setor.

De acordo com o sindicato, o Distrito Federal tem 570 escolas particulares. Dessas, 400 estão classificadas entre educação infantil ou estabelecimentos de ensino fundamental. As informações são da Rádio Agência Nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.