Pesquisa aponta que Windows 11 chegou a 16% dos PCs

Novo sistema operacional da Microsoft cresceu, mas ainda está longe de alcançar o antecessor

De acordo com um relatório da AdDuplex, uma rede de desenvolvedores de aplicativos para Windows, o novo sistema operacional da Microsoft chegou a 16,5% dos 66 mil PCs pesquisados em janeiro. Desse total, 0,4% são usuários do Windows 11 Insiders, uma espécie de versão beta do sistema, que disponibiliza atualizações mais cedo aos PCs.

LEIA MAIS: Microsoft apresenta o novo Windows

Na comparação com o relatório de novembro do ano passado, o Windows 11 conseguiu dobrar seu índice, que era de 8%. No entanto, o sistema ainda está longe de alcançar seu antecessor, o Windows 10, que corresponde a 83,5% dos PCs pesquisados. Só as versões mais recentes da plataforma alcançam mais da metade dos computadores. Enquanto a M21U, do primeiro semestre de 2021, tem 28,6%, e a O20U, do segundo semestre de 2020, está em 26,3% dos computadores. 

A dificuldade do Windows 11 aumentar sua base instalada pode estar nos requisitos técnicos de instalação. Mesmo a atualização sendo gratuita, computadores que não atingem o necessário não podem receber o sistema, deixando até PCs mais modernos de fora. Veja as características necessárias: 

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com dois ou mais núcleos em um processador compatível de 64 bits ou sistema em um chip (SoC). 
  • RAM: 4 gigabytes (GB) ou maior. 
  • Armazenagem: 64 GB ou mais de armazenamento disponível é necessário para instalar o Windows 11. 
  • Espaço de armazenamento adicional pode ser necessário para baixar atualizações e permitir características específicas. 
  • Cartão gráfico: Compatível com DirectX 12 ou posterior, com um driver WDDM 2.0. 
  • Firmware do sistema: UEFI, compatível com Inicialização Segura. 
  • TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0. 
  • Exibição: Tela de alta definição (720p), monitor de 9″ ou maior, 8 bits por canal de cor. 

O que o Windows 11 traz de novo 

Lançado oficialmente em 5 de outubro, o novo sistema operacional não alcançou nem quatro meses de existência, o que também explica o porquê ainda não conseguiu chegar em muitos computadores. O desafio da Microsoft agora é mostrar os benefícios do Windows 11 e atrair mais usuários para a plataforma. 

Entre as novidades do sistema, estão: 

  • O novo design e sons modernos visam trazer uma sensação de calma e facilidade.  
  • Além de ficar no centro, o botão Iniciar utiliza funções da nuvem e do Microsoft 365 para mostrar arquivos recentes, não importando em qual dispositivo o usuário estava visualizando-os.  
  • Os Widgets, um novo feed personalizado alimentado por inteligência artificial, fornece uma maneira mais rápida de acessar informações.  
  • Nova Microsoft Store, com um design que facilita a pesquisa de aplicativos, jogos, programas e filmes favoritos. A expectativa é que traga mais aplicativos Android para o Windows 11 por meio de colaboração com a Amazon e a Intel. 
  • Para quem é gamer, o novo sistema operacional oferece a melhor versão do Windows para jogos, afirma a Microsoft. O Windows 11 conta com tecnologias como DirectX12 Ultimate, DirectStorage e Auto HDR.  
  • O Windows 11 foi pensado como o sistema operacional para o trabalho híbrido, proporcionando novas experiências seguras por design, fáceis e familiares para a equipe de TI de uma empresa implantar e gerenciar. 

Como atualizar para o Windows 11 

A Microsoft tem enviado notificações para os computadores com Windows 10 que são capazes de realizar a migração para o Windows 11. No entanto, para aqueles que querem conferir se podem fazer a atualização, a empresa disponibilizou um app que faz a verificação da possibilidade de migração. Ele está disponível no final da seguinte página. 

Os usuários precisam confirmar se as configurações técnicas de seus PCs são compatíveis com o Windows 11. Caso não forem e ele tente instalar do mesmo jeito, é possível que ele perca dados de seu computador. 

Isso acontece porque o sistema operacional exige um chip TPM (Módulo de Plataforma Confiável, em português) 2.0 e da UEFI (Interface Unificada de Firmware Extensível, em português). As duas ferramentas atuam na segurança das informações do computador e precisam estar ativadas quando a atualização for instalada, senão os dados podem ser perdidos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.