Atualização para o Windows 11 pode causar perda de dados; veja como evitar

Microsoft incluiu dois novos requisitos ligados à segurança do computador pela primeira vez

A Microsoft liberou em outubro de 2021 a atualização gratuita para o Windows 11, no entanto, antes de instalar, é preciso ter certeza de que a máquina é compatível. Caso não cumpra os requisitos e a instalação seja feita, o usuário pode perder dados e funcionalidades do computador. 

As principais mudanças que podem causar prejuízo ao usuário são a obrigatoriedade de um chip TPM (Módulo de Plataforma Confiável, em português) 2.0 e da UEFI (Interface Unificada de Firmware Extensível, em português). Ambas as ferramentas atuam na segurança das informações do computador e precisam estar ativadas quando a atualização for instalada.

LEIA MAIS: Atualização gratuita para o novo Windows já começou; veja como baixar

Embora os recursos já existam nas máquinas com o Windows, esta é a primeira vez que a Microsoft adiciona esses requisitos para atualizar o sistema operacional. Para garantir a recuperação de dados que podem ser perdidos, a orientação é que a pessoa grave a senha de criptografia no momento da atualização. 

A senha de criptografia fica gravada na conta Microsoft do usuário, o que não acontece para quem obteve o programa ilegalmente. Sem a chave para descriptografar, não é possível recuperar informações, nem mesmo com a contratação de empresas especialistas em recuperação de dados. 

O que é o chip TPM 

O chip TPM – pode ser um componente da placa-mãe ou estar no firmware, sendo uma “camada” de software – é responsável pelas informações de inicialização do sistema, garantindo, entre outras coisas, a integridade do software. Assim, esta ferramenta impede que programas maliciosos consigam driblar a segurança da máquina. 

Para saber se o seu computador tem o TPM físico, aperte a tecla Windows do teclado, digite “tpm.msc” e aperte Enter. Na tela, irá aparecer se o TPM está funcionando e qual é a versão instalada. Caso não seja localizado, é preciso consultar se o modelo possui a versão de software do TPM (AMD fTPM ou Intel PTT). 

O que é UEFI 

O UEFI tem como função unificar a linguagem dos componentes dos computadores para que o sistema operacional tenha o melhor desempenho possível. É por meio dele que a máquina reconhece comandos do teclado, por exemplo. Ele é implementado por um software básico, que normalmente fica armazenado na placa-mãe. 

Para saber se o seu computador tem o UEFI, aperte a tecla Windows do teclado, digite “msinfo32” e aperte Enter. No lado esquerdo, clique em “Recursos do sistema”. Na tela que vai abrir, do lado direito, confira o campo “Modo da BIOS”. Se estiver “UEFI”, significa que o dispositivo já está no modo desejado. 

Novos recursos do Windows 11 

De acordo com a Microsoft, o novo Windows foi desenvolvido pensando no usuário no centro. Isso é exemplificado pela novidade mais visível: o botão Iniciar no meio da barra de tarefas. A desenvolvedora explica que isso facilita o acesso rápido ao conteúdo e aos aplicativos nos quais está interessado. Para quem é usuário do Microsoft 365, ali ficarão disponíveis os arquivos recentes nos quais tem trabalhado, independentemente do dispositivo que estava usando, mesmo que fosse um dispositivo Android ou iOS.   

Outra novidade da atualização do Windows 11 é a introdução do Widgets: um novo feed personalizado no usuário baseado em inteligência artificial (IA) e na web. Para abri-lo, só é preciso realizar um clique ou deslizar o dedo da esquerda para a direita, sem qualquer interferência, “pois os widgets deslizam pela tela como numa folha de vidro”, como descreve a Microsoft.  

O acesso ao Microsoft Teams também foi facilitado. Com um clique, é possível utilizar uma conta pessoal para conversar, fazer uma chamada por voz ou vídeo com amigos, familiares e outros contatos, independentemente do dispositivo ou da plataforma: Windows, Mac, Android ou iOS. Também é possível participar e uma conversa por meio de mensagens de texto via SMS.  

A nova loja Microsoft Store no Windows também promete oferecer mais programas, além de integração com aplicativos Android. Ou seja, apps como o TikTok e outros que não estão disponíveis hoje, deverão estar disponíveis no novo sistema operacional.  

Para os gamers, a atualização do Windows 11 vai passar a oferecer mais recursos. Se o PC tiver uma tela compatível com HDR, o Auto HDR atualizará automaticamente mais de 1000 jogos DirectX 11 e DirectX 12 para uma gama muito mais ampla de cores e brilho. O Windows 11 também inclui a capacidade de ativar ou desativar o HDR automático por jogo. Outros recursos para games e integração com produtos para Xbox também estarão disponíveis, incluindo o Game Pass.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.