Pesquisa aponta que mais de 50% das mulheres cuidam dos filhos durante o home office 

Uma pesquisa feita pela Ticket, marca de benefícios de alimentação e refeição, revelou que 58% das mulheres que estão de home office durante a pandemia também cuidam dos filhos ao mesmo tempo que trabalham. 

A pesquisa ouviu mais de 800 pessoas, e mapeou o cronograma de trabalho das mães que estão trabalhando em casa. 

Os números revelam que 20% das mulheres permanecem com as crianças em casa, mas sob os cuidados de terceiros. 

Além disso, 8% deixam os filhos na creche ou escola e 6% das mães deixam as crianças na casa de parentes. As demais têm filhos com mais de 12 anos. 

Ao serem perguntadas sobre a flexibilidade de horário ofertada pela empresa, 40% dizem ter liberdade para adaptar o expediente à sua rotina doméstica. 

Por outro lado, 25% não conseguem flexibilidade devido o cargo que ocupam ou atividades que realizam, mesmo a empresa oferecendo essa versatilidade. 

A pesquisa também demonstra que os empregadores não oferecem flexibilidade para 35% delas. 

O diretor de RH da Ticket, diz que: “Os resultados mostram que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância da maleabilidade em relação às profissionais que são mães e que, durante a pandemia, têm se desdobrado para cumprir várias tarefas ao mesmo tempo. Com a flexibilização, todos saem ganhando, inclusive a empresa”. 

Quando confrontadas sobre o nível de concentração no home office, 31% das entrevistadas revelaram que conseguem se concentrar melhor. 

Afinal, mesmo em jornada dupla, elas têm menos interrupções quando comparado com a jornada que acontecia na empresa. 

Por outro lado, 29% delas revelaram que o nível de ruídos aumentaram e a concentração acabou prejudicada. Além disso, 19% têm a mesma impressão por conta do número de mensagens, e-mails e reuniões online. 

Questionadas sobre a performance no trabalho durante a pandemia, 45% delas afirmaram que aumentaram suas performances. Já 34% consideram que não houve mudanças. 

Para 11% delas aconteceu uma queda na performance e inclusive já foram notificadas pelos gestores e 10% tiveram a sensação de declínio, mas ainda não tiveram feedback do líder. 

Principais dificuldades enfrentadas pelas mães no home office

Segundo a pesquisa realizada pela Ticket, as principais dificuldades enfrentadas pelas mães no home office estão em conciliar as atividades do trabalho com os afazeres familiares, como por exemplo: 

  • 20,5% – Preparo e consumo das refeições em horários corretos 
  • 17% – Ajudar os filhos nas tarefas online da escola 
  • 15% – fazer com que os filhos entendam que elas estão trabalhando de casa 
  • 13% – Falta de tempo para realizar atividades físicas, 
  • 10% – Não ter tempo de lazer com os filhos, si mesmas ou companheiros. 

Por fim, 93% das participantes afirmaram que o home office as aproximou dos filhos. “Estamos em um momento de inúmeros ajustes no modelo de trabalho. A pandemia acelerou muito esse processo dentro das empresas e a tendência é que ele perdure para além da crise de saúde”, opina Amaro. 

Não deixe de ler também – Dica de Ferramenta de Gestão Pessoal e Empresarial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.