Pernambucanas usa nuvem para acelerar Open Banking e aprimorar a recomendação de produtos

Tecnologias do Google Cloud possibilitaram à Pernambucanas obter maior governança sobre seus servidores e maior controle de gastos sobre cada aplicação de TI

A Pernambucanas, por meio de sua fintech, a Pefisa, unificou 100% de suas aplicações de tecnologia na plataforma do Google Cloud, migrando diversos serviços financeiros para a nuvem do Google. A iniciativa contribuiu para o desenvolvimento de projetos como o Open Banking e até influenciou na plataforma de e-commerce. 

Open banking é um conceito que está começando a ganhar força no Brasil. Trata-se de uma nova forma de lidar com os bancos, na qual o consumidor tem acesso a um maior número de serviços financeiros por meio de plataformas abertas.  

LEIA MAIS: Google vai acabar com função famosa; veja qual

A implementação do Open Banking teve início em 2020, quando a Pefisa passou a utilizar o Apigee, solução de gerenciamento de APIs do Google Cloud, no intuito de adotar novos padrões de compliance, segurança e autonomia, proporcionando uma maior governança sobre seus servidores e maior controle de gastos sobre cada aplicação de TI. 

Com isso, a fintech passou a disponibilizar, de forma rápida e segura, seus serviços financeiros a parceiros e outras instituições do mercado. “A parceria com o Google Cloud nos ajudou a oferecer diversos benefícios aos nossos clientes. Com o Apigee, por exemplo, conseguimos interligar a Pefisa à plataforma de Open Banking do Banco Central do Brasil”, explica Fabiano Rustice, CIO da Pernambucanas, em comunicado à imprensa. 

Para entender o que é open banking, é preciso começar pelo conceito de plataforma aberta. Essa é uma estrutura de negócios na qual os dados dos usuários estão abertos para que qualquer empresa possa oferecer serviços por meio dela. Com isso o Open Banking permite que os bancos tenham acesso a dados de clientes de outros bancos, facilitando a abertura de crédito e outros serviços. 

Impactos no e-commerce 

Uma pesquisa global conduzida pela The Harris Poll, a pedido do Google Cloud, entre junho e julho do ano passado revelou que 90% dos consumidores acreditam que uma boa função de pesquisa é essencial para acessar um site de e-commerce, estimulando-os a comprar pelo menos um item, além do que estavam interessados. 

Diante deste cenário, a Pernambucanas adotou a solução Google Cloud Retail Search para aprimorar a busca por produtos em seu app, incorporando a mesma facilidade encontrada no buscador do Google. Ao trazer uma busca baseada em relevância, o Retail Search possibilita que o usuário encontre o produto que deseja em menos passos, como mudanças de filtros ou até mesmo a busca por novos termos, logo em menos tempo. 

A solução começou a ser implantada no App ainda no ano passado e, como resultado, a empresa notou uma redução de, aproximadamente, 20% nos eventos de busca por usuário, indicando o ganho na assertividade e mais rapidez nos tempos de retorno dos resultados. 

Com o sucesso, a Pernambucanas decidiu expandir o uso da solução Retail Search para o site e, paralelamente, adotou a solução Recommendations AI, também do Google Cloud, que possibilita que os clientes recebam recomendações de produtos personalizadas e alinhadas às suas preferências, baseadas na jornada de compra nas lojas físicas e nos canais digitais da Pernambucanas. 

Nuvem do Google  

Segundo Milena Leal, diretora de negócios de Google Cloud no Brasil, a empres tem trabalhado de uma maneira muito próxima com os principais varejistas do Brasil. “E essa parceria com a Pefisa, fintech da Pernambucanas, é a prova disso. Queremos ser o parceiro ideal que ajude as empresas a solucionar seus problemas de negócios, possibilitando a segurança necessária para desenvolver novos projetos”, destaca  

Recentemente, a Americanas S.A. e o Google Cloud anunciaram uma parceria estratégica de longo prazo, com foco em coinovação. A intenção é impulsionar a Americanas S.A. como uma multiplataforma de inovação tecnológica. A parceria tem como objetivo gerar novas oportunidades de negócios, trazer ganhos de eficiência e melhorar a experiência do cliente com personalização. 

A parceria habilita uma dinâmica de trabalho conjunto entre a Americanas S.A. e algumas áreas do Google para potencializar a criação e lançamento de novas soluções focadas no varejo, e-commerce, logística e fintech. Estarão envolvidos times multidisciplinares e a iniciativa passará também por capacitação e formação de profissionais de tecnologia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.