Perigos dos ciclones extratropicais: como o aquecimento global pode torná-los mais violentos

Saiba tudo sobre a ameaça de ciclones extras tropicais.

Você sabia que os ciclones extratropicais causam ventos fortes, chuvas torrenciais, granizo e alagamentos por onde passa? E você sabia que eles podem se tornar mais comuns e violentos devido ao aquecimento global? Neste artigo, mostraremos como o aquecimento global interfere na formação dos ciclones extratropicais e quais são as possíveis consequências para o clima e a sociedade.

Como se formam os ciclones extratropicais?

Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica, ou seja, regiões onde a pressão do ar é menor do que o ambiente ao redor. Eles se formam pelo contraste de temperaturas entre massas de ar quente e fria, presentes nas frentes frias.

Os ciclones extratropicais diferem dos ciclones tropicais, também chamados de furacões ou tufões, que se formam nas regiões equatoriais, sobre os oceanos, e retiram sua energia do calor extraído dos mares.

Há também os ciclones subtropicais, que possuem características de ambos os tipos anteriores. Eles se formam quando um ciclone extratropical se desenvolve sobre o oceano, e encontra temperaturas na superfície do mar mais aquecidas.

como o aquecimento global pode torná-los mais violentos - Reprodução Canva
como o aquecimento global pode torná-los mais violentos – Reprodução Canva

Qual é a relação entre o aquecimento global e os ciclones extratropicais?

O aquecimento global é o aumento da temperatura média da superfície da Terra causado pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2). Esses gases impedem que parte da radiação solar que chega à Terra seja refletida de volta para o espaço, aumentando o calor retido no planeta.

Esse aumento de temperatura afeta tanto o ar quanto o oceano, alterando as condições para a formação dos ciclones extratropicais. Por um lado, o ar mais quente aumenta a diferença de pressão entre as massas de ar quente e fria, favorecendo a intensificação dos ciclones.

Por outro lado, o oceano mais quente aumenta a evaporação da água, fornecendo mais umidade para o ar.

Esses fatores combinados podem tornar os ciclones extratropicais mais frequentes e intensos, com ventos mais fortes e chuvas mais volumosas. Além disso, eles podem se deslocar para latitudes mais altas, atingindo regiões que normalmente não sofrem com esse tipo de fenômeno.

Quais são as consequências dos ciclones extratropicais?

Os ciclones extratropicais podem causar diversos impactos negativos para o meio ambiente e a sociedade. Eles podem provocar enchentes, deslizamentos de terra, queda de árvores e postes, danos à infraestrutura urbana e rural, cortes de energia elétrica e comunicação, prejuízos à agricultura e à pecuária, acidentes de trânsito e navegação, ferimentos e mortes de pessoas e animais.

Alguns exemplos recentes de ciclones extratropicais que atingiram o Brasil foram:

  • Em junho de 2020, um ciclone bomba (um tipo de ciclone extratropical que se forma rapidamente e tem ventos muito fortes) afetou os estados do Sul e do Sudeste, causando a morte de 12 pessoas e deixando mais de 1,5 milhão de pessoas sem energia elétrica;
  • Em julho de 2020, outro ciclone bomba atingiu o Rio Grande do Sul, provocando a morte de três pessoas e afetando mais de 17 mil pessoas. O fenômeno também causou ventos fortes e chuvas em São Paulo, onde duas pessoas morreram;
  • Em julho de 2021, um ciclone extratropical se formou sobre o continente, uma situação rara, e trouxe ventos de mais de 140 km/h, chuvas intensas e queda de granizo para a região Sul. O evento também afetou o Sudeste e o Centro-Oeste, causando estragos em diversas cidades.

Como se preparar e se proteger?

Para se preparar e se proteger dos ciclones extratropicais, é importante acompanhar as previsões do tempo e os alertas meteorológicos emitidos pelos órgãos competentes, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil.

Além disso, é recomendável seguir algumas medidas de segurança, como:

  • Evitar sair de casa durante os períodos de ventos fortes e chuvas intensas;
  • Fechar bem as portas e janelas, e retirar objetos que possam ser arremessados pelo vento;
  • Não ficar próximo a árvores, postes, placas e fios elétricos;
  • Não atravessar áreas alagadas ou com risco de deslizamento;
  • Não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada ou telefone com fio;
  • Procurar um refúgio em caso de emergência.

Os ciclones extratropicais são fenômenos climáticos que acontecem nas regiões de médias latitudes, entre os trópicos e os polos, e estão relacionados às frentes frias. Eles podem se tornar mais comuns e violentos devido ao aquecimento global, que aumenta a temperatura do ar e do oceano, alterando as condições para a formação dos ciclones.

Por fim, para se preparar e se proteger dos ciclones extratropicais, é importante acompanhar as previsões do tempo e os alertas meteorológicos, e seguir algumas medidas de segurança.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.