Perícia Médica do INSS: Aprenda agora a consultar o resultado pela internet

Se você passou por uma perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e está aguardando pelo resultado, saiba que é possível consultar o andamento e o desfecho da sua avaliação pela internet. Neste guia, vamos mostrar como você pode acessar as suas informações de forma rápida e prática. Além disso, vamos abordar os documentos necessários para a perícia médica do INSS e os benefícios que demandam esse procedimento.

Benefícios que Demandam Perícia Médica do INSS

A perícia médica do INSS é necessária para a concessão de diversos benefícios. Entre os principais estão:

  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-acidente.

Cada um desses benefícios possui requisitos específicos e é importante entender se você se enquadra em algum deles antes de solicitar a perícia médica.

Quem Tem Direito ao Auxílio-doença?

O auxílio-doença é um dos benefícios mais comuns que demandam perícia médica do INSS. Para ter direito ao auxílio-doença, é necessário atender a alguns requisitos, tais como:

  • Qualidade de segurado: ser um segurado do INSS;
  • Carência: ter, no mínimo, 12 contribuições mensais ao INSS, exceto em casos de acidentes de trabalho ou doenças específicas previstas em lei;
  • Incapacidade: apresentar uma doença ou lesão que resulte em uma incapacidade temporária para o trabalho, comprovada por meio da perícia médica;
  • Manutenção da qualidade de segurado: mesmo que o trabalhador tenha interrompido suas contribuições ao INSS, ele pode solicitar o auxílio-doença dentro de um período chamado de “período de graça”;
  • Comprovação: apresentar documentos médicos que comprovem a enfermidade e a incapacidade laboral.

Se você preenche todos esses requisitos, tem direito ao auxílio-doença, cujo valor corresponde a um percentual do seu salário de benefício.

Como Consultar o Resultado da Perícia Médica do INSS Online

Agora que você já sabe quais são os benefícios que demandam perícia médica e quem tem direito ao auxílio-doença, vamos mostrar como consultar o resultado da perícia online. O processo é simples e pode ser realizado por meio do portal “Meu INSS”. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do “Meu INSS” ou baixe o aplicativo “Meu INSS” em seu smartphone;
  2. Caso já tenha cadastro, selecione a opção “Entrar” e faça o login. Caso contrário, clique em “Cadastrar” e siga as instruções para criar uma conta;
  3. Após fazer o login, selecione a opção “Do que você precisa?”;
  4. Escreva “Resultado de Benefício por Incapacidade” e clique no nome do serviço/benefício correspondente;
  5. Leia as informações apresentadas na tela e siga as orientações para consultar o resultado da sua perícia médica.

É importante ressaltar que o resultado da perícia estará disponível online após as 21 horas do dia em que a avaliação foi realizada. Caso o resultado não esteja disponível dentro desse prazo, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 para obter mais informações.

Como Agendar a Perícia Médica do INSS Online

Se você ainda não passou pela perícia médica do INSS e precisa agendar o procedimento, também é possível fazer isso de forma online. Veja como:

  1. Acesse o site do “Meu INSS”;
  2. Clique na opção “Pedir benefício por incapacidade”;
  3. Preencha os dados solicitados sobre o empregado que está sendo afastado;
  4. Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, “Selecionar”;
  5. Siga as orientações apresentadas na tela e preencha os seus dados pessoais;
  6. Informe o CEP da cidade da agência do INSS em que deseja realizar a perícia;
  7. Escolha a agência desejada e prossiga com o agendamento;
  8. Defina a data da perícia de acordo com os horários disponíveis;
  9. Preencha as informações solicitadas, incluindo a origem do requerimento e o CID que gerou o afastamento;
  10. Informe a agência bancária para o recebimento do benefício/auxílio-doença.

Após concluir o agendamento, você receberá todas as informações necessárias para comparecer à agência do INSS escolhida no dia e horário marcados.

Documentos Necessários para a Perícia Médica do INSS

Depois de agendar a perícia médica, é importante reunir todos os documentos necessários para a avaliação. Os principais documentos a serem apresentados são:

  • Documentos de identificação com foto, como RG, CNH ou passaporte;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho ou outro documento que comprove a vinculação ao INSS;
  • Documentos médicos, como atestados, exames, relatórios médicos, prescrições médicas, declarações de internações e prontuários.

No caso de acidentes de trabalho, também é necessário apresentar o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) emitido pela empresa e documentos que comprovem a relação entre o acidente ou doença ocupacional e a atividade profissional desempenhada.

Organize todos os documentos de forma clara e em ordem cronológica para facilitar a análise do médico perito. Se possível, leve cópias dos documentos médicos, pois o perito pode solicitar para anexar ao processo.

Prazo para o Resultado da Perícia Médica

O resultado da perícia estará disponível online após as 21 horas do dia em que a avaliação foi realizada. Caso o resultado não esteja disponível dentro desse prazo, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 para obter mais informações.

Consultar o resultado da perícia médica do INSS pela internet é rápido e fácil, basta acessar o portal “Meu INSS”. Além disso, é importante estar ciente dos documentos necessários para a perícia e dos benefícios que demandam esse procedimento. Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135.

Lembre-se sempre de seguir as orientações do INSS e fornecer todas as informações e documentos necessários para garantir o melhor atendimento e agilizar o processo de concessão do benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.