Perdeu prazo da prova de vida? Veja como recuperar benefício

De acordo com o INSS, as pessoas que perderam o prazo da prova de vida podem ter o benefício suspenso. Veja com recuperar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou neste último mês de junho a obrigatoriedade da realização da prova de vida. Isso quer dizer portanto que quem não fizer o processo no prazo vai passar por uma suspensão da aposentadoria. Por isso, o ideal é ficar atento aos prazos para não perder esse dinheiro.

No entanto, muita gente acabou se confundindo com esses calendários e acabou passando da data da prova. Nestes casos, é possível recuperar o benefício em questão. Para fazer isso, basta se dirigir ao banco em que recebe o dinheiro. Por lá, é só pedir para fazer a prova de vida. Logo depois do ato, o programa é reativado imediatamente.

De acordo com o INSS, algumas pessoas até podem realizar o procedimento da prova de vida pelo aplicativo Meu INSS. No entanto, para fazer isso é preciso ter a biometria ativa ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou ainda no Departamento de Trânsito (Detran). Quem não tem isso, precisa ir ao banco de qualquer forma.

Caso a pessoa não esteja conseguindo nem ir para uma agência, nem fazer uma biometria, há ainda outra saída. De acordo com o INSS é possível ligar para o número 135 e agendar uma visita em uma agência do Instituto. Por lá, eles também podem fazer a reativação. No entanto, é preciso ter atenção: neste caso, o processo só acontece com agendamento prévio.

Vale lembrar que o INSS criou um novo calendário com novos prazos para a realização da prova de vida. No entanto, o aposentado não precisa esperar até o fim desse limite de tempo para realizar esse processo. Aliás, de acordo com membros do instituto, o melhor a se fazer é mesmo ir o quanto antes para o banco para resolver a situação.

Prazo do benefício

É importante dizer também que esse processo de reativação não vale para todo mundo que perdeu o benefício. Quem está com a aposentadoria suspensa há mais de seis meses tem que fazer outro procedimento.

E de acordo com o INSS, é um caminho mais complexo. É que neste caso, o cidadão vai precisar entrar em um site oficial do Instituto para enviar um requerimento de recuperação do benefício.

Logo depois, o Instituto vai analisar se a pessoa pode ou não pode retomar esses recebimentos. De acordo com as informações oficiais, esse processo todo demora em torno de 40 dias. Por isso que o ideal é correr para reativar o benefício o quanto antes.

Prova de vida

Durante boa parte do ano passado, o INSS dispensou a obrigatoriedade da prova de vida. E isso aconteceu muito em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a dispensa, muita gente deixou de realizar o processo.

No entanto, vale lembrar que o Instituto não interrompeu o procedimento. Eles só retiraram a obrigatoriedade. Então, na prática, as pessoas que quisessem fazer o ato, poderia realizá-lo normalmente nas suas agências bancárias.

Quem fez a prova de vida nos últimos meses não precisa se preocupar com essa questão agora. É que elas estão livres e só precisarão realizar o procedimento novamente daqui a algum tempo. Pelo menos é isso o que diz o INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.