Pequeno guia de normas da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada sem fins lucrativos responsável por elaborar e normatizar os padrões técnicos de diversos setores. No âmbito acadêmico, a ABNT é responsável por estabelecer as normas para trabalhos científicos, como artigos, TCCs, dissertações e teses, por exemplo.

Neste pequeno guia, vamos abordar dois subtemas relacionados às normas da ABNT: estruturação do trabalho e citações bibliográficas. Desse modo, você poderá adequar o seu texto às normas com maior facilidade.

Estruturação do trabalho

A estruturação do trabalho acadêmico deve seguir as normas da ABNT para garantir a organização e a uniformidade do conteúdo. Além disso, essa costuma ser uma exigência de professores, bancas e revistas científicas/ acadêmicas. A seguir, estão as principais seções que devem compor um trabalho acadêmico:

  1. Capa: deve conter o título do trabalho, o nome do autor, o nome da instituição, o local e o ano de entrega.
  2. Folha de rosto: deve conter o título do trabalho, o nome do autor, o nome da instituição, o nome do orientador, o local e o ano de entrega.
  3. Resumo: é uma breve apresentação do trabalho, que deve conter informações sobre o tema, objetivo, metodologia e principais resultados.
  4. Sumário: é a lista de seções e subseções do trabalho, com as respectivas páginas.
  5. Introdução: é a apresentação do tema, do problema e dos objetivos do trabalho.
  6. Revisão de literatura: é a seção na qual são apresentados os principais conceitos e teorias relacionados ao tema do trabalho.
  7. Metodologia: é a descrição do método utilizado para a realização do trabalho, incluindo a coleta e análise de dados.
  8. Resultados: é a apresentação dos principais resultados obtidos na pesquisa.
  9. Discussão: é a análise e interpretação dos resultados, comparando com a revisão de literatura.
  10. Conclusão: é a síntese dos resultados e a resposta ao problema proposto na introdução.
  11. Referências bibliográficas: é a lista de todas as obras citadas no trabalho, seguindo as normas da ABNT.

Citações bibliográficas

As citações bibliográficas são elementos fundamentais em um trabalho acadêmico, pois indicam as fontes utilizadas para a construção do conhecimento. As normas da ABNT estabelecem as regras para a citação de diferentes tipos de fontes, como livros, artigos, dissertações, entre outros.

A seguir, estão os principais tipos de citação bibliográfica:

  • Citação direta: reprodução textual de um trecho de uma obra, indicando o autor, o ano e a página. Desse modo, as palavras são usadas tal qual como o autor citado as escreveu.

Exemplo: “O homem é a medida de todas as coisas” (PROTÁGORAS, 2010, p. 15).

  • Citação indireta: reprodução das ideias de um autor, sem a reprodução textual, indicando o autor e o ano.

Exemplo: Segundo Foucault (1996), a sexualidade é uma construção social.

  • Citação de citação: citação de um autor que foi citado por outro autor, indicando o autor original e o autor consultado.

Exemplo: Segundo Freud (apud LACAN, 1985), o inconsciente é a parte da mente que não é acessível à consciência.

As citações bibliográficas devem aparecer no texto de forma clara e objetiva, seguindo as normas da ABNT. Além disso, é importante que as citações estejam integradas ao texto, de forma a dar suporte às ideias apresentadas e evitar o plágio.

Referências

As referências bibliográficas também devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT. A seguir, estão as principais informações que devem constar em uma referência bibliográfica:

Livro: nome do autor, título da obra, edição, local de publicação e editora.

Artigo de revista: nome do autor, título do artigo, nome da revista, volume, número, páginas e data de publicação.

Dissertação ou tese: nome do autor, título da obra, tipo de trabalho, nome da instituição, local e ano de defesa.

Para facilitar a elaboração das referências bibliográficas, existem diversas ferramentas disponíveis, como o Mendeley e o Zotero. Essas ferramentas permitem a organização das referências e a geração automática de citações e referências de acordo com as normas da ABNT. Desse modo, o trabalho de referenciar no texto acadêmico se torna mais dinâmico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.