Pequenas e médias empresas brasileiras apostam na Inteligência Artificial Generativa (entenda!)

A tecnologia garante um maior desenvolvimento do negócio

De acordo com o levantamento global Back to Business da Visa, a tecnologia da Inteligência Artificial Generativa não é acessível apenas para as grandes corporações empresariais. A princípio, suas ferramentas e sistemas também podem contribuir de uma maneira importante para as pequenas e médias empresas.

Todavia, esses negócios podem se beneficiar das ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, que podem auxiliar de diversas maneiras em seu desenvolvimento. A pesquisa ouviu mais de 2250 lideranças de PMEs da Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Nova Zelândia, Estados Unidos, entre outros.

Ademais, cerca de 87% de todos os líderes entrevistados, acreditam que provavelmente, deverão utilizar a Inteligência Artificial Generativa e a automação nos próximos 12 meses. Neste cenário, essas organizações empresariais deverão utilizar a tecnologia para obterem maiores benefícios em seus negócios.

Essas companhias devem ter a tecnologia como uma forte aliada para que possam obter uma maior vantagem frente à ampla concorrência, além de focar em crescimento. Portanto, a utilização da Inteligência Artificial Generativa e suas ferramentas, podem contribuir de maneira expressiva para as grandes companhias.

Pesquisa sobre a Inteligência Artificial Generativa

Um outro estudo, dessa vez do Gartner, que entrevistou mais de 1,4 mil executivos, apontou que cerca de 45% das organizações estão em um estágio de testes, relacionado à aplicação de novas tecnologias.10% delas já utilizam a Inteligência Artificial Generativa em seus processos de produção, dentro das companhias.

Em síntese, esses números demonstram um progresso sem precedentes em relação a uma pesquisa do próprio Gartner, feita em março e abril deste ano. Neste levantamento, 15% dos executivos entrevistados, diziam estar testando a Inteligência Artificial Generativa, e 5% deles a aplicavam em sua organização.

De acordo com o Analista e Vice-Presidente do Gartner, Frances Karamouzis, em relação à atualização massiva das novas tecnologias, “as companhias não estão apenas falando sobre Inteligência Artificial Generativa. Elas estão investindo tempo, dinheiro e recursos para avançar nessa área e obter resultados de negócios”.

Neste sentido, é importante destacar que no levantamento, 55% das empresas disseram que houve um crescimento nos investimentos relacionados à nova tecnologia, desde que a nova tecnologia se tornou destaque em todo o mundo. Isso ocorreu a cerca de 12 meses, com o lançamento do famoso ChatGPT.

As empresas e a Inteligência Artificial Generativa
As empresas e a Inteligência Artificial Generativa/Fonte: pixabay

Benefícios da nova tecnologia

Segundo o Gartner, mais de 78% dos executivos entrevistados em sua pesquisa, acreditam que existe um número de benefícios maior na Inteligência Artificial generativa, do que riscos envolvendo a utilização da nova tecnologia. Esse índice é maior do que o apresentado no levantamento anterior sobre o mesmo tema.

A pesquisa apontou que os executivos estão tomando decisões mais ousadas em relação à Inteligência Artificial Generativa. Para eles, a nova tecnologia é capaz de fomentar a inovação dentro das organizações empresariais. Além disso, há uma maior otimização e disrupção. Por isso, os líderes decidiram investir na novidade.

A Inteligência Artificial Generativa nos negócios

De fato, há um grande entusiasmo dos executivos em investir na Inteligência Artificial Generativa e a utilizá-la em seus negócios. São vários os benefícios e vantagens apresentadas pela tecnologia que podem ser aplicados em pequenos e médios negócios, e, sendo assim, eles devem ser aproveitados devidamente.

A utilização de ferramentas tecnológicas possui como uma das vantagens principais, a redução exponencial de erros, garantindo, dessa forma, uma maior eficiência e produtividade em suas operações e processos. Há também uma grande segurança digital e uma melhora na comunicação entre as empresas e clientes.

Em síntese, essa facilidade de comunicação também se dá com os fornecedores e colaboradores das organizações empresariais. É preciso considerar que a tecnologia apresenta inúmeras possibilidades, tanto para as grandes, quanto para as pequenas e médias companhias, de diferentes formas.

Vantagens tecnológicas

Aliás, há uma maior eficiência nos processos, mas a utilização da tecnologia e seus benefícios não param por aí. Através dela, as companhias podem analisar alguns aspectos de seus clientes, como suas emoções e necessidades. O mesmo se dá para o mercado. Esses empreendimentos poderão se adaptar às mudanças rapidamente.

Em conclusão, um grande número de empresas brasileiras, de vários setores da economia, utilizam, a Inteligência Artificial Generativa em busca de uma maior segmentação de seu público. Desse modo, elas criam mensagens mais relevantes, obtendo um maior retorno de suas estratégias de marketing especializado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.