Pensionistas e aposentados do INSS ficam de “BOCA ABERTA” com NOTÍCIA URGENTE sobre consignado

A resolução aconselha enfaticamente a Previdência Social a estipular um teto para os encargos

Nesta segunda-feira (04), o Diário Oficial da União, apresentou uma publicação animadora para pensionistas e aposentados do INSS. Fruto da colaboração do MPS (Ministério da Previdência Social) com o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), a Resolução 1.362 diminuirá os juros do crédito consignado.

A resolução aconselha enfaticamente a Previdência Social a estipular um teto para os encargos financeiros relacionados aos empréstimos consignados. Portanto, pensionistas e aposentados do INSS pagarão até 1,72% ao mês.

O que é o crédito consignado

O crédito consignado do Instituto Nacional de Seguridade Social é uma linha de crédito voltada para pensionistas e aposentados do INSS. Suas principais características são:

  • Desconto na folha de pagamento – A parcela do consignado é descontada diretamente do benefício, garantindo a segurança no pagamento, facilitando também a organização financeira;
  • Taxas reduzida de juros – Por descontar na folha, o crédito consignado proporciona taxas mais baixas que as demais linhas de crédito, por exemplo, o cartão de crédito e o cheque especial;
  • Prazos para pagamento mais longos – O prazo do pagamento para pensionistas e aposentados chega a 84 meses, permitindo parcelar nas menores e mais acessíveis prestações;
  • Limite de crédito – Pensionistas e aposentados do INSS têm direito ao crédito que varia conforme a idade e o benefício do requerente.

Vantagens do consignado para pensionistas e aposentados do INSS

  • Segurança – Desconto direto no benefício;
  • Taxas de juros mais baixas – O empréstimo é mais acessível do que as demais linhas de crédito;
  • Prazos longos – As parcelas são menores, portanto, mais fáceis de pagar;
  • Diversas modalidades – O empréstimo pode ser pessoal, no cartão de crédito ou financiamento.

Desvantagens da linha de crédito

  • Juros – Ainda há a incidência dos juros que podem atrapalhar a vida financeira, mesmo que sejam baixos;
  • Descontos no benefício – Com o desconto da parcela, o montante do benefício é reduzido para outras despesas.

Dicas importantes

  • Comparar ofertas – Antes de contratar, é preciso pesquisar as taxas dos juros e os prazos em diferentes instituições;
  • Ler o contrato – Não assine nada sem entender todas as cláusulas e condições;
  • Evitar comprometer uma parte grande do benefício – É preciso manter uma boa margem de segurança para pagar outras despesas.

O crédito consignado pode ser uma ótima opção para quem precisa de crédito com taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos. Mas, é importante fazer uma avaliação das vantagens e das desvantagens antes de contratar.

Pensionistas e aposentados do INSS ficam de “BOCA ABERTA” com NOTÍCIA URGENTE sobre consignado
A resolução aconselha enfaticamente a Previdência Social a estipular um teto para os encargos – Imagem: CAnva

Resolução pretende estipular um teto para os encargos do consignado de pensionistas e aposentados do INSS

A taxa das transações feitas através do cartão consignado e do cartão de crédito se firmou em 2,55% por mês. Antes, tais taxas eram 2,61% e 1,76% ao mês, respectivamente. Com isso, será que as taxas recém-adotadas acabem diminuindo as taxas dos juros?

A determinação desbrava o terreno onde ocorra uma redução eventual na taxa dos juros da categoria de empréstimo consignado para pensionistas e aposentados do INSS, quer seja implementada pelas instituições financeiras ou bancárias.

As novas taxas passarão a vigorar em, no máximo, cinco dias depois da veiculação no Diário Oficial da União da determinação do CNPS. Ressaltando que a redução dos encargos financeiros foi aprovada unanimemente pelos 20 representantes presentes na sessão do Conselho, que foi realizada no mês de fevereiro.

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, foi quem propôs os cortes na taxa dos juros do consignado, de forma proporcional à redução da Selic. A Selic, como a taxa de juros fundamental na economia, tem a determinação feita pelo BC (Banco Central) e o Copom (Comitê de Política Monetária).

Em que isso afetará os beneficiários do INSS?

Em se tratando do impacto para pensionistas e aposentados do INSS, a redução na taxa de juros criará condições vantajosas para aqueles que optarem por essa modalidade de crédito. A medida objetiva alinhar-se à Selic e sua diminuição, assegurando que os beneficiários não se prejudiquem com taxas excessivamente elevadas.

É crucial frisar que a sugestão do MPS e CNPS é apenas sugestão, ficando ao encargo as instituições financeiras decidirem seguir ou não com as taxas propostas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.