Pearl Harbor: Conheça a história por trás do ataque

O ataque japonês a base naval americana de Pearl Harbor aconteceu em 07 de dezembro de 1941 e foi um fator determinante para entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. 

Em síntese, a Segunda Guerra Mundial, começou após a invasão da Alemanha nazista a Polônia. Contudo, chegou a nível global após o ataque japonês a base naval de Pearl Harbor. O ataque buscava a extensão do império japonês. 

Desse modo, o tema poderá ser abordado em questões de vestibulares de todo país, assim como no ENEM, por isso, vale a pena ficar ligado, veja!

Pearl Harbor – Causas do ataque

O império nipônico, assim como o Terceiro Reich, buscavam expandir-se tendo como direção o pacífico e a Ásia.

Dessa maneira, em 1940, o Japão efetua a ocupação do Norte da Indochina Francesa e armam uma disputa para conquistar territórios nas Filipinas, Malásia e Índias Orientais. 

Entretanto, os japoneses precisavam de combustível para efetuar todos esses ataques. Porém, Estados Unidos e a Inglaterra já haviam sacado os plano japonês e começaram a articular um embargo econômico contra o Japão. 

O presidente dos Estados Unidos na época F.D.Roosevelt era abastecido com informações sobre os japoneses pelo tenente-comandante Arthur McCollum.

A saber, para alguns pesquisadores Roosevelt sabia que através da imposição de um embargo econômico, os japoneses teriam que buscar novas fontes nas Índias Orientais ou nos outros alvos de forma rápida. 

No entanto, para ter êxito na missão os japoneses precisavam destruir uma enorme barreira: A base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí na ilha de Oahu. 

Por conta disso, o presidente americano teria privado os oficiais americanos da iminência de um ataque japonês sobre a base. Pois os EUA tinham interesse em usar o ataque para entrar na Segunda Guerra e lutar contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). 

O Ataque

Dessa forma, no dia 7 de dezembro de 1941, as primeiras aeronaves começam o ataque a base de Pearl Harbor. 

Além do bombardeio tradicional, os aviões japonês estavam carregados com explosivos e combustíveis e conseguiam uma destruir em escala muito maior em uma técnica suicida de guerra. 

A saber, os japoneses cometeram esse ataque suicida jogando os aviões contra a base americana. O ataque ficou conhecido como Kamikaze que significa “Vento divino”. 

Por fim, o ataque kamikaze japonês foi liderado pelo comandante Isoroku Yamamoto. Como resultado 18 navios e 349 aeronaves foram destruídas, além de deixarem ao menos 2.400 soldados americanos mortos. 

A título de curiosidade o ataque japonês a base naval Pearl Harbor virou filme em 2001.


E então, gostou de conhecer mais sobre o tema?

Leia também – História: Consequências da Segunda Guerra Mundial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.