De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, em 2031, as residências e o setor comercial devem representar 44% da eletricidade do país. Incluindo o setor público, que contempla a iluminação pública e o saneamento, essa participação passa para 52%.
PDE e as projeções sobre o consumo de eletricidade
Para efeito da projeção, as edificações contemplam os serviços de iluminação pública, água, esgoto e saneamento, bem como os edifícios residenciais, comerciais e públicos. O uso de energia elétrica predomina e se destaca das demais fontes.
Consumo de energia no setor residencial
A ampliação da posse e do uso dos principais equipamentos elétricos e eletrônicos vem favorecendo a expansão da demanda por eletricidade ao longo dos anos. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 destaca que a iluminação poderá contribuir para a redução da demanda de energia elétrica devido à maior penetração de tecnologias mais eficientes (ex. LEDs).
Área rural e urbana
Na área rural, espera-se elevação da demanda por GLP, substituindo biomassas tradicionais (lenha e carvão vegetal), menos eficientes e atreladas a problemas de saúde pública e de desmatamento.
De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, na área urbana, espera-se o crescimento da demanda por gás natural como consequência da expansão da rede de distribuição. A energia solar térmica desloca a eletricidade em aplicações relacionadas ao aquecimento de água.
Sobre a demanda residencial
A demanda futura de energia nas residências pode sofrer alterações, inclusive permanentes (em função, por exemplo, da manutenção do home office pós pandemia), devido às mudanças de hábitos individuais ou induzidas por políticas públicas, por rupturas tecnológicas ou por eventos conjunturais, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.
Consumo residencial de eletricidade por classes de renda
Para a população com maior renda, há maior peso no consumo para climatização. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 trouxe uma análise do consumo residencial de eletricidade por classes de renda.
Modelo de Energia do Setor Residencial (MSR)
Adicionalmente, ampliou-se o número de equipamentos analisados no Modelo de Energia do Setor Residencial (MSR), a partir da Pesquisa de Posses e Hábitos de Uso (PPH) divulgada pelo PROCEL/Eletrobras em 2019.
Consumo nos setores comercial e público
Eletricidade: concentra mais de 94% da energia total consumida nesse setor;
Consumo de energia: os segmentos de hotéis, restaurantes e comércio varejista representam cerca de ¼ desse consumo em 2031.
Tecnologias: tendência de penetração de tecnologias de geração de calor/frio baseadas em outras fontes de energia, tais como aquecimento de água a gás natural, aquecimento solar térmico, ou ainda sistemas de refrigeração a gás natural.