PDE: custos de geração por tipo de fonte - Notícias Concursos

PDE: custos de geração por tipo de fonte

O PDE 2031 traz dados relevantes sobre os parâmetros de custos da geração e transmissão de energia. Saiba mais!

Os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031) trazem dados relevantes sobre os parâmetros de custos da geração e transmissão de energia. Confira informações do Ministério de Minas e Energia (MME).

PDE: custos de geração por tipo de fonte

  • Premissas; 
  • Custos de Investimento;
  • Operação Custos Variáveis Unitários.

Informações e premissas adotadas

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), os componentes dos custos considerados por fonte no Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031), são: 

CAPEX (Capital Expenditures)

Desembolsos diretos e indiretos. Equipamentos, Obras civis, Conexão, Meio ambiente e outros. Os valores não consideram juros durante a construção (JDC), destaca a publicação oficial.

O&M

Os gastos fixos e variáveis são gastos ligados à operação e manutenção da usina, exceto para fonte termelétrica despachadas centralizadamente.

Custo Variável Unitário (CVU)

Custo Variável Unitário (CVU)

Custo com combustível (Ccomb) + 

Custo de O&M variável (CO&M).

Valores de CAPEX e valores de JDC

Os valores de CAPEX referentes às usinas hidrelétricas são apresentados de forma individualizada por projeto, informa o Ministério de Minas e Energia (MME) por meio de divulgação oficial. Os valores de JDC, utilizados no MDI, são calculados considerando os cronogramas físico-financeiros de cada fonte.

Vida útil econômica

A vida útil econômica se refere a avaliação a partir da vida útil dos equipamentos e prazos contratuais estabelecidos para cada fonte nos leilões de energia. A data base utilizada foi dezembro/2020 e a taxa de câmbio : R$ 5,20/US$, informa o Ministério de Minas e Energia (MME).

Estimativas dos custos

As estimativas de custos são baseadas em informações de empreendimentos habilitados participantes em leilões de geração de energia e de projetos mencionados nos estudos de viabilidade e inventário de UHE; dados de fabricantes e agentes de mercado contatados pela EPE; além de referências internacionais. A taxa de desconto aplicada é de 8% ao ano, em termos reais.

Referência

Premissas – metodologia WACC (Weighted Average Cost of Capital) 

(a) Estrutura de Capital: 40% capital próprio e 60% capital de terceiros; (b) Custo de Capital Próprio: 13% a.a. ; 

(c) Custo de Capital de Terceiros: 7% a.a. (d) IRPJ e CSSL: 34%.

Encargos e Impostos

PIS/COFINS: 3,65% / 9,25%(2) IR: 25% CSLL: 9,0% P&D: 1,0% CFURH: 7,0%(3) UBP: de 0,5% a 1,0%(3) TFSEE e TUSD/TUST

Estimativas com base em informações do mercado. De acordo com o regime adotado (cumulativo ou não cumulativo), somente para empreendimentos hidrelétricos, conforme legislação vigente.

Conforme divulgação oficial do Ministério de Minas e Energia (MME), as interligações N-SE e N-S pressupõem linhas longas em corrente contínua (1.500 a 2.500 km), para expansão de grandes blocos (cerca de 4.000 MW).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?