Passo a passo: veja como declarar o Imposto de Renda pelo celular

Prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda está sendo iniciado nesta sexta-feira (15). Se preferir, cidadão pode realizar envio pelo celular

A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (15) o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda da pessoa física para este ano de 2024. De acordo com informações do Fisco, os contribuintes têm até o próximo dia 31 de maio para realizar o envio da documentação. Trata-se do mesmo prazo que foi firmado no ano passado.

O que a grande maioria das pessoas não sabe é que existe a possibilidade de realizar a declaração do Imposto de Renda através do celular ou mesmo de um tablet. Nesta sexta-feira (15), a Receita Federal liberou o programa oficial para declaração para estes dispositivos.

Passo a passo para declarar pelo celular

Quem está disposto a declarar o Imposto de Renda através de um celular ou tablet, pode seguir os passos abaixo:

  • Baixe o dispositivo nas lojas PlayStore (para Android) e App Store (para iOS);
  • Caso você não tenha uma conta prata ou ouro no sistema do gov.br, crie uma para entrar na sua conta;
  • Clique em “Entrar com gov.br” e preencha o seu CPF e vá para continuar;
  • Em seguida, infome o login e senha da conta gov.br;
  • Vá para o item “Declarações do IRPF” e clique em “IRPF 2024”;
  • Clique em “Preencher declaração”;
  • Escolha se quer fazer uma declaração pré-preenchida ou se quer começar do zero;
  • Preencha os dados e envie para a Receita Federal.

Vale lembrar que o programa para declarar o Imposto de Renda pelo celular ou tablet passou por alguns problemas no início da manhã desta sexta-feira (15). A promessa da Receita Federal era liberar a aplicação a partir das 8h, mas isso não aconteceu.

De acordo com relatos de contribuintes, o programa para declaração do Imposto de Renda só estava disponível a partir das 8h30, ou seja, meia hora depois do horário prometido pela Receita Federal.

O Fisco confirma que houve uma falha no processo de manutenção do aplicativo, mas garante que a situação já foi normalizada. A Receita Federal pediu ainda para que as pessoas que já têm o app baixado no celular atualizem o sistema antes da realização do processo de declaração do Imposto de Renda este ano.

Passo a passo: veja como declarar o Imposto de Renda pelo celular
Aplicativo para computador está disponível desde a terça, 12. Imagem: Reprodução

Versão do programa de Imposto de Renda para computador

Embora a quantidade de declarações enviadas por celulares e tablets venha crescendo com o passar dos anos, o fato é que a grande maioria dos contribuintes ainda prefere declarar o Imposto de Renda através do programa direcionado para os computadores.

O programa Gerador de Declaração (PGD) em sua versão para computadores já está disponível para download desde a última terça-feira (12). Assim, antes mesmo do início do prazo de envio, os contribuintes já puderam ter a chance de iniciar o processo de preenchimento dos seus dados de renda.

Abaixo, você pode conferir o passo a passo pra declarar o Imposto de Renda através do programa para computadores:

  • Entrar no site da Receita Federal;
  • Vá ao lado direito da página e clique em “Programa IRPF 2024 Ano-calendário 2023″; caso seu computador seja MacOS, Linux, Win32 ou multiplataforma clique em “Para outros sistemas operacionais”. Nos dois casos a instalação é automática.
  • Com o programa instalado, o sistema vai abrir uma tela de apresentação;
  • Clique em “Avançar”;
  • O sistema vai perguntar se pode abrir um arquivo com os dados do programa. Clique mais uma vez em “Avançar”;
  • O sistema vai questiona se você deseja criar uma tecla de atalho. Clique mais uma vez em “Avançar”;
  • O programa será instalado e poderá ser aberto normalmente.

Como dito, o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda vai se estender até o dia 31 de maio. Mas a dica geral é não deixar para declarar o saldo na última hora. O cidadão que declara o valor nas primeiras datas pode ganhar uma série de vantagens, como receber a restituição mais cedo, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.