PAS 1 e 2: UFLA encerra prazo para pedidos de isenção da taxa

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerra amanhã, dia 5 de setembro, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição das duas primeiras etapas do Processo de Avaliação Seriada (PAS 1 e PAS 2). De acordo com o cronograma, as solicitações poderão ser feitas até as 23h59 da terça-feira. 

O PAS 1 é referente ao Grupo XXV/ Triênio 2024-2026, enquanto o PAS 2 é referente ao Grupo XXIV / Triênio 2023-2025. Desse modo, essas etapas visam o ingresso de novos alunos em 2025 e 2026. 

Continue a leitura para conferir como solicitar a gratuidade na inscrição para o PAS 1 e PAS 2 e mais informações sobre o processo seletivo.

PAS I e II: Como solicitar a inscrição?

Conforme estabelecido nos editais do PAS, terão direito à isenção da taxa os candidatos que puderem comprovar, cumulativamente:

  • ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • estar cursando ou ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Os pedidos de isenção estão sendo recebidos exclusivamente de forma virtual. Nesse sentido, os interessados devem solicitar o benefício através do site do PAS.

Após clicar na etapa de interesse (PAS 1 ou PAS 2), os candidatos devem clicar em “Solicitar Isenção”, preencher o requerimento eletrônico, anexar dos documentos solicitados e enviar as informações.

Entre os documentos solicitados, está o formulário de avaliação socioeconômica para fins de isenção. O documento está disponível no site da Coordenadoria Geral de Processos Seletivos (Cops). O candidato deverá baixar, imprimir, preencher e, posteriormente, anexar o documento.

Resultado da isenção

A divulgação do resultado preliminar da isenção está prevista para o dia 27 de setembro de 2023. Os candidatos cujos pedidos forem indeferidos poderão contestar os resultados através da interposição de recursos, por meio do site do PAS.

O PAS é um dos principais processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação da UFLA. Imagem: Divulgação
O PAS é um dos principais processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação da UFLA. Imagem: Divulgação

PAS 1 e 2: Período de inscrição

A UFLA abrirá na próxima quarta-feira, dia 6 de setembro, às 9h, o período de inscrição para as etapas 1 e 2 do PAS. De acordo com os editais, as inscrições serão recebidas até o dia 4 de outubro

Ao realizar o PAS 1 em 2023, o candidato deve fazer a prova do PAS 2 em 2024 e se inscrever para o PAS 3 em 2025, realizando também a prova do Enem deste ano. Para participar do PAS 2 neste ano, os candidatos já devem ter realizado a prova do PAS 1 em novembro de 2022 e devem, em 2024, realizar o Enem e se inscrever no PAS 3.

Como acontece tradicionalmente, as inscrições serão recebidas virtualmente. Portanto, os interessados deverão realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, no site da UFLA.

De acordo com os editais, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 140,00 (cento e quarenta reais), até o dia 5 de outubro. 

Provas do PAS

De acordo com os editais, a aplicação das provas está marcada para os meses de novembro e dezembro deste ano:

  • PAS 1: 3 de dezembro
  • PAS 2: 26 de novembro.

Os editais estabelecem ainda que as provas serão compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. Desse modo, a UFLA aplicará uma prova composta por questões objetivas sobre assuntos das seguintes áreas:

  • Ciências da Natureza: Biologia, Física, e Química;
  • Matemática;
  • Ciências Humanas: Geografia, História e Filosofia/Sociologia;
  • Linguagens: Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Os locais de aplicação das provas serão nas cidades de Lavras e São Sebastião do Paraíso. A consulta os locais de prova será liberada em 17 de novembro. 

De acordo com o cronograma, a UFLA deve liberar os desempenhos obtidos pelos candidatos a partir de 9 de janeiro de 2024.

Para mais informações, confira os editais do PAS 1PAS 2.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.