Participação política: o conceito que influencia políticas públicas

Participação política é qualquer número de atividades voluntárias realizadas pela sociedade para influenciar as políticas públicas, seja diretamente ou afetando a seleção das pessoas que fazem essas políticas.

Embora normalmente associada à votação em eleições, a participação política inclui atividades como trabalhar em campanhas políticas, doar dinheiro a candidatos ou causas, entrar em contato com funcionários públicos, fazer petições, protestar e trabalhar com outras pessoas nas questões.

Participação eleitoral

Considerada uma das expressões mais impactantes de patriotismo, votar é o principal meio de participação na política. Nenhuma outra atividade política permite que as opiniões de mais pessoas sejam representadas do que o voto. Como um dos princípios básicos da democracia participativa, cada cidadão tem direito a um voto e cada voto conta igualmente.

Protesto e Ativismo

Como outra forma de participação política, o protesto público e o ativismo podem envolver ações não convencionais e, às vezes, ilegais com o objetivo de provocar mudanças na política social, política ou econômica.

Usado com eficácia durante o movimento pelos direitos civis dos anos 1960, as pessoas podem participar de atos não violentos de desobediência civil, durante os quais violam deliberadamente as leis que consideram injustas.

Um exemplo são os protestos políticos. Quando não veem meios convencionais de passar sua mensagem, os membros dos movimentos sociais podem recorrer a atos prejudiciais de extremismo político, como bombardeios ou motins.

Principais características da participação política

  • A participação política descreve qualquer número de atividades destinadas a influenciar as políticas públicas realizadas voluntariamente pelo público.
  • Além de votar, a participação política pode incluir atividades como trabalhar em campanhas, doar dinheiro a candidatos ou causas, contatar funcionários públicos, petições e protestos.
  • A saúde de um governo de nação democrática geralmente é medida pela participação ativa de seus cidadãos na política.
  • A apatia política, uma total falta de interesse pela política ou pelo governo contribui para que os Estados Unidos sofram uma das menores percentagens de participação eleitoral entre as principais democracias do mundo.

Não deixe de ler também: Apatia política: entenda esse importante conceito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.