O que os alunos fazem em uma sala de aula Montessori?

Durante o dia escolar em uma sala de aula de uma escola Montessori, os alunos tão jovens quanto pré-escolares recebem longos períodos de tempo aberto de trabalho, dizem os especialistas. 

Embora seu tempo de aprendizado possa ser desestruturado, eles usam materiais que foram construídos especificamente para a educação Montessori.

Tais jogos, ferramentas e manipuladores ensinam-lhes tudo, desde habilidades motoras finas a culinária ou matemática complexa. E eles usam os materiais de maneiras muito prescritas – desde a forma como são dispostos até como são guardados.

Tudo tende a ser muito organizado e ordenado. Constrói individualidade, muita tomada de decisão desde muito jovem e responsabilidade e respeito pelos materiais e pela aprendizagem.

E como os professores Montessori apoiam a aprendizagem das crianças?

O papel do professor Montessori não é ditar às crianças o que elas farão a cada dia. Em vez disso, por meio de observação cuidadosa, eles mantêm as crianças seguras e avançando.

O trabalho do professor de uma escola Montessori é conhecer as crianças o suficiente para que poder oferecer a elas coisas que as motivem a trabalhar. É um ensino com atenção às necessidades exclusivas dos alunos.

A abordagem Montessori é para todas as crianças e famílias?

Se sua família não acredita nos métodos Montessori, pode não ser para você, dizem os especialistas. Se o lar é um lugar onde a necessidade infantil não está no topo da lista, a metodologia Montessori vai ser uma escolha difícil.

E se uma criança já passou vários anos em uma escola tradicional, Montessori pode ser uma escolha difícil. De acordo com quem entende do assunto, este é um modelo mais difícil de se ajustar se você estiver fazendo outra coisa.

E então, o que achou do artigo? Compartilhe com quem precisa saber disso.

Não deixe de ler também: 5 técnicas de ensino que podem agregar a metodologias tradicionais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.