Parceria entre Mapa e MEC propõe grupo de trabalho para implementação do AgroResidência 

Parceria entre Mapa e MEC propõe grupo de trabalho para implementação do AgroResidência. Confira informações oficiais!

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou, nesta terça-feira (1º), proposta ao Ministério da Educação (MEC) para a criação de Grupo de Trabalho (GT) visando a elaboração de projeto de estruturação da Residência Profissional Agrícola, o AgroResidência, segundo informações oficiais.

Parceria entre Mapa e MEC propõe grupo de trabalho para implementação do AgroResidência 

O Grupo de Trabalho (GT) terá caráter consultivo e propositivo e será instituído, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a finalidade de elaborar estudos técnicos.

Qualificação, estudo e desenvolvimento

Assim, para viabilizar proposta de ato normativo de instituição, estruturação, desenvolvimento e implementação do programa de Residência Profissional Agrícola em nível nacional – no formato de cooperação intersetorial entre o Mapa e o MEC –, voltado à qualificação técnica e inserção no mercado de trabalho de jovens profissionais das áreas de ciências agrárias, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Sobre o AgroResidência

O Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) – já instituído pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – destina-se à qualificação profissional de jovens profissionais, estudantes e recém-egressos das áreas de ciências agrárias e afins.

Como ocorre a qualificação?

Conforme destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), essa qualificação ocorre por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado para desenvolver competências necessárias ao atendimento das mais diversas demandas do setor agropecuário brasileiro.

A relação entre o universo acadêmico e o setor agro

Além de contribuir para a aproximação e para o fortalecimento da relação entre o universo acadêmico e a realidade da agropecuária nacional, pormenoriza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A definição do Grupo de Trabalho (GT) 

Os membros, titulares e suplentes do Grupo de Trabalho (GT) serão indicados pelos titulares dos órgãos representados e designados pelos secretários de Agricultura Familiar e Cooperativismo e de Educação Superior dos ministérios citados. 

A coordenação ficará a cargo do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Diversos especialistas podem receber o convite para o GT

O grupo poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, representantes de entidades privadas e especialistas, cujos conhecimentos, habilidades e competências possam ser necessários ao cumprimento de sua finalidade, destaca a divulgação oficial.

Inovação e tecnologia

Esse tipo de ação é muito importante para direcionar o setor agro, considerando a necessidade de investimentos e ampliando o conhecimento sobre as possibilidades científicas e tecnológicas para a melhoria do setor. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.