O chá de cavalinha é rico em vitamina C, sendo uma opção muito utilizada para aumentar a imunidade e fortalecer o organismo. Conhecer todas as propriedades medicinais desta erva é um passo interessante para quem está querendo uma vida mais saudável e equilibrada. Para tanto, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e saiba tudo sobre essa infusão!
Para que serve o chá de cavalinha?
O chá de cavalinha é rico em propriedades medicinais, sendo capaz de trazer mais saúde e bem-estar para o dia-a-dia de praticamente todas as pessoas. Veja abaixo as vantagens de consumi-lo e suas utilidades:
1- Contribui para a formação de colágeno
O chá de cavalinha é uma bebida milenar rica em minerais, como o silício, sendo este responsável por contribuir para a formação de colágeno no tecido cutâneo. Em decorrência disso, é capaz de devolver a firmeza da pele, deixando-a com um aspecto mais jovial e bonito.
Portanto, consumir cerca de um copo de chá de cavalinha por dia é capaz de deixar a sua pele muito mais linda e saudável, diminuindo as chances de envelhecimento precoce.
2- Efeito diurético que diminui inchaços
A cavalinha também promove o efeito diurético em nosso organismo, diminuindo a tão temida retenção de líquidos. Além disso, é rica em antioxidantes, sendo este efeito essencial para garantir a expulsão de diversas toxinas presentes em nosso corpo, como os radicais livres, por exemplo.
3- Melhora a nossa imunidade, deixando o corpo mais forte e saudável
Por ser rica em vitamina C, como citamos anteriormente, a cavalinha promove uma melhora em nossa imunidade, deixando o nosso corpo mais forte e protegido. Por conta disso, pode ser uma forte aliada no tratamento de gripes e resfriados, por exemplo.
4- Melhora a saúde dos nossos ossos
Por ser fonte de magnésio, cálcio e fósforo, o chá de cavalinha também ajuda a fortalecer os nossos ossos, fazendo com que a densidade óssea seja maior e, dessa forma, tenhamos menos chances de fraturas e quebras.
5- Diminui as dores de cabeça causada pela TPM
O magnésio também é responsável por diminuir a enxaqueca menstrual, fazendo com que os desconfortos da TPM sejam menores e a mulher tenha mais qualidade de vida.
Como consumir?
Agora que você já conheceu todos os benefícios do chá de cavalinha, e já sabe para que serve este tipo de infusão milenar, é hora de aprender a prepará-lo da forma mais adequada. Veja abaixo o nosso passo a passo super prático e simples:
Ingredientes
- 1 colher de sopa cheia de talo seco de cavalinha;
- 200 ml de água filtrada.
Modo de preparo
- Ferva a água e despeje em uma xícara.
- Acrescente a colher de sopa de talo seco de cavalinha e abafe.
- Deixe a infusão agir por 10 minutos.
- Assim que passar o tempo, coe a bebida e sirva-se.
- Você poderá consumir até duas xícaras do chá de cavalinha, todos os dias.
Quais são as contraindicações?
O chá de cavalinha não é recomendado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Quem possui insuficiência cardíaca, hipotensão e doenças renais também deve evitar o consumo por conta do forte efeito diurético que esta infusão é capaz de promover. Na dúvida, converse sempre com o seu médico ou nutricionista.