Alimentos para fortalecer os ossos – Conheça quais são

Consumir alimentos para fortalecer os ossos é muito importante para evitar doenças como a osteoporose, que é responsável por diminuir a densidade óssea e, a partir disso, deixar o osso mais propenso à fraturas, por exemplo.

Porém, muitas pessoas acreditam que a única forma de fortalecer os ossos é consumindo leite e seus derivados e, embora estes alimentos sejam importantes, outras fontes também podem entrar para a lista. Veja a seguir.

Lista de alimentos para fortalecer os ossos

Veja a lista completa de alimentos para fortalecer os ossos e já inclua estas possibilidades em suas receitas diárias:

  1. Brócolis: O brócolis é uma fonte de cálcio e ferro, além de contar com vitamina K em sua composição. Estes nutrientes são responsáveis por fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.
  2. Castanha do Pará: Rica em ômega 3, a castanha do pará ajuda a aumentar a massa óssea, além de diminuir a perda. Consumir duas unidades por dia de castanha do pará já é o suficiente para fortalecer os ossos.
  3. Frutas secas: As frutas secas como damascos possuem ricas fontes de ferro, antioxidantes e fibras. Melhoram assim a saúde do intestino, combatendo a anemia e permitindo o desenvolvimento saudável dos ossos. Entretanto, devem ser consumidas com moderação, por conta do teor calórico.
  4. Vegetais escuros: Os vegetais escuros, de maneira geral, são ricos em cálcio e ajudam a fortalecer os ossos de uma forma efetiva.
  5. Peixes: Peixes como o salmão são ricos em vitamina D, sendo esta vitamina responsável por auxiliar na absorção do cálcio em nosso organismo. A ômega 3 também está presente neste alimento, sendo ela responsável pelo mantimento saudável da densidade óssea.
  6. Semente de linhaça: A semente de linhaça também é rica em ômega 3 e, por conta disso, é capaz de melhorar a densidade óssea, fortalecendo o nosso corpo. Ela pode ser consumida salpicada em diversos tipos de preparos.
  7. Soja: A soja contém substâncias com estrutura semelhante a do hormônio estrogênio, sendo este responsável por auxiliar que nossos ossos absorvam mais minerais.
  8. Ovos: Os ovos também são excelentes aliados nos cuidados com a saúde dos ossos. Contam com cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D em sua composição, sendo um alimento completo que melhora a absorção de cálcio; fornece-o e, consequentemente, fortalece os ossos.

Inclua estes alimentos em sua dieta e tenha ossos mais fortes e saudáveis. Lembre-se de que, obviamente, os leites e seus derivados também são alimentos ricos em cálcio, que podem fortalecer os seus ossos de uma forma interessante.

Cuidados importantes para aumentar a densidade óssea

Além de cuidar da alimentação, lembre-se que o nosso corpo também precisa de exercícios físicos para se manter sempre ativo e mais saudável. Quanto à saúde dos ossos não é diferente.

É importante que você inclua práticas que sejam capazes de fortalecer o seu corpo, seus músculos e também os seus ossos. Por exemplo, agachamento com salto, burpee e outras atividades semelhantes podem melhorar a saúde dos seus ossos, elevando até mesmo a densidade óssea.

Por isso, o melhor caminho para prevenir enfraquecimento ósseo e fraturas é incluindo a prática de exercícios específicos, somando com uma alimentação que seja equilibrada e adequada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.