Quais são os alimentos ricos em vitamina C?

Os alimentos ricos em vitamina C são importantes para manter a saúde do nosso organismo sempre em dia. Com uma boa dose dessa vitamina, mantemos o nosso corpo mais protegido e com o sistema imunológico mais forte.

Por conta disso, consumir verduras, frutas e legumes ricos nesta vitamina é tão importante. E em nosso artigo de hoje vamos lhe mostrar quais são os alimentos mais ricos!

Por que é importante consumir vitamina C?

Em essência, a vitamina C é muito importante para garantir o bom funcionamento de nosso sistema imunológico. Justamente por isso que recomenda-se o consumo desta vitamina quando estamos doentes, com alguma inflamação ou até mesmo gripe.

Mas além disso, esta vitamina também auxilia na produção de colágeno, garantindo uma pele muito mais bonita e saudável. Outra função importante da vitamina C é auxiliar na absorção de ferro, diminuindo as chances de desenvolvimento de anemias, por exemplo.

Quais são os alimentos ricos em vitamina C?

Entendida todas as importantes funções desta poderosa vitamina, vamos agora para a nossa lista de alimentos!

Mas antes de qualquer coisa, é importante frisarmos que praticamente todos os legumes, verduras e frutas contêm vitamina C em sua composição.

Por conta disso, em essência é muito difícil uma pessoa ter déficit desta vitamina, a não ser que a alimentação da pessoa seja baseada apenas em alimentos industrializados.

De qualquer forma, garantir o consumo adequado, com muitas frutas e verduras, é essencial para o sistema imunológico e para tantos outros efeitos no organismo. Vamos agora à lista:

  • Morango: Possui cerca de 60 mg.
  • Abacaxi: Possui cerca de 50 mg.
  • Tangerina: Possui cerca de 45 mg.
  • Goiaba: Possui cerca de 228 mg.
  • Brócolis: Possui cerca de 120 mg.
  • Kiwi: Possui cerca de 90 mg.

Qual a quantidade ideal de consumo?

É importante frisarmos que também existe uma quantidade mínima de consumo desta vitamina para que ela promova todos os efeitos positivos que propõe. Veja qual a quantidade recomendada para você:

  • Gestantes: 60 mg por dia.
  • Mães amamentando: 80 mg por dia.
  • Crianças em fase de crescimento: 100 mg por dia.
  • Adultos: 45 mg.

Portanto, utilize esta tabela de quantidade para você preparar os seus pratos de uma maneira mais inteligente e saudável.

Cuidado com os excessos

Apesar de a vitamina C ser muito importante para a nossa saúde, lembre-se de não consumir nada em excesso. O ideal é sempre manter uma dieta balanceada e rica em mais nutrientes e vitaminas.

Isto é, você não precisa consumir todos os alimentos que citamos, diariamente, mas sim, um ou outro para complementar as necessidades diárias.

Além disso, lembre-se que outros cuidados também são importantes para manter o sistema imunológico em dia, como beber bastante água e praticar exercícios físicos.

A regra é garantir que a sua alimentação e os seus hábitos diários sejam equilibrados e organizados de um modo que não sobrecarregue o seu corpo. Assim certamente você estará trabalhando para ter uma saúde sempre em dia!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.