Como aliviar a TPM naturalmente?

Aliviar a TPM naturalmente é essencial para garantir que milhares de mulheres possam seguir com as suas rotinas sem que este tipo de incômodo atrapalhe.

Afinal, a irritabilidade, a sensibilidade e as dores no corpo e na cabeça são muito desgastantes, e podem impactar o rendimento de qualquer mulher.

Pensando nisso, trouxemos este guia com sugestões naturais para você pôr em prática e diminuir os efeitos deste período.

Como aliviar a TPM naturalmente

Aliviar a TPM naturalmente pode ser bastante simples, e com essas medidas você já consegue prosseguir com sua rotina normal.

Entretanto, se mesmo assim você sentir que os sintomas estão afetando demais o seu dia-a-dia, procure auxílio médico, ok? Alguns desequilíbrios hormonais podem causar efeitos mais severos durante a TPM, e podem ser tratados com os medicamentos certos.

1- Pratique exercícios para aliviar a TPM naturalmente

Os exercícios físicos são ótimos para diminuir a sensação de inchaço e melhorar o funcionamento do intestino. Isso evita a prisão de ventre e diminui os desconfortos deste período.

Além disso, a prática de atividades leves podem promover o relaxamento e a liberação de endorfina, mandando a irritabilidade para bem longe.

Apenas tenha o cuidado de praticar exercícios mais leves, como caminhadas, natação e até mesmo yoga.

2- Evite alguns tipos de alimentos e bebidas

Alguns alimentos e bebidas podem piorar os sintomas da TPM, e devem ser evitados neste período do mês. Dentre eles, podemos citar a cafeína, o álcool e alimentos que tenham muito sal.

Primeiro porque a cafeína pode elevar a irritabilidade, enquanto o álcool diminui a hidratação no organismo. Já o sal é responsável por elevar a retenção de líquido, causando a sensação de inchaço.

3- Consuma chá de camomila com gengibre

O chá de camomila é conhecido como um poderoso calmante natural, que desencadeia relaxamento e bem-estar. Por isso, pode ser utilizado para amenizar a irritabilidade, por exemplo.

Além disso, o gengibre tem o poder anti-inflamatório, diminuindo as inflamações, dores e sensações de inchaço no organismo.

Para usufruir destes benefícios, basta preparar uma infusão de 150 ml de água filtrada com 1 colher de chá de flores secas de camomila e 3 gramas de gengibre.

4- Consuma fontes de magnésio para aliviar a TPM naturalmente

O magnésio é essencial para diminuir as dores de cabeça, e ele costuma ser “perdido” durante o período da TPM. Por conta disso, reponha-o consumindo carne vermelha e frutos do mar, por exemplo.

5- Consuma melancia para diminuir a retenção de líquidos

A melancia também pode ser uma grande aliada na hora de aliviar a TPM naturalmente. Isso porque ela diminui o inchaço e a retenção de líquidos, por hidratar o nosso organismo. Além disso, é uma poderosa fonte de magnésio, que agirá diretamente na diminuição de dores de cabeça.

Durma e alimente-se bem

Além de seguir todas as nossas dicas de como aliviar a TPM naturalmente, lembre-se que dormir bem e ter uma alimentação equilibrada também é essencial para diminuir os sintomas.

Afinal, uma noite revigorante diminui a irritabilidade e nos dá mais suporte para a rotina, além de que a alimentação impacta em todo o funcionamento do nosso corpo.

Portanto, cuide-se e, em casos de sintomas persistentes, converse com o seu médico!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.