Países mais suscetíveis a desastres naturais

No mundo todo, somente quatro países – Filipinas , China, Japão e Bangladesh – são alvos de mais desastres naturais do que em qualquer outro lugar.

Eles são os países mais arriscados do mundo e os mais vulneráveis a tempestades, inundações, terremotos, vulcões, tsunamis, incêndios florestais e deslizamentos de terra, entre outras calamidades.

Conheça características, que podem ser citadas em sua prova de geografia ou atualidades!

Filipinas

Isso também deve ser motivo de preocupação para as Filipinas, que abriga oito dos dez lugares mais arriscados do mundo.

De acordo com especialistas, o risco de desastres naturais é agravado nas Filipinas pela fraca capacidade institucional e social de gerenciar, responder e se recuperar de eventos de desastres naturais.

Taipei City, Taiwan, é a única cidade fora das Filipinas, além de Port Vila, a se classificar entre as 10 primeiras.

China, Japão e Bangladesh

Ainda assim, China, Japão e Bangladesh são quase igualmente vulneráveis, com grandes áreas populacionais expostas a tempestades, inundações e terremotos. Bangladesh é notoriamente baixa e particularmente suscetível à elevação do nível do mar.

Estados Unidos

Mesmo países localizados geograficamente fora das ameaças físicas diretas de desastres naturais podem ser afetados por elas.

Os Estados Unidos, por exemplo, têm apenas um local, Nova Orleans, que está entre os 50 lugares mais vulneráveis do mundo.

Entretanto, como tantas empresas americanas têm fornecedores em regiões de risco e tantos investidores americanos também investiram nessas áreas, os Estados Unidos têm a segunda maior exposição econômica a desastres naturais de qualquer país , superado apenas pelo Japão. China, Índia e Taiwan completam os cinco países com maior risco financeiro.

África Subsaariana

A África Subsaariana segue rapidamente em termos de riscos sociais e econômicos, e muitos desses países correm um risco extremo por causa da falta de infraestrutura.

Focar em maneiras de se tornar mais resiliente e como se adaptar com mais segurança ao clima adverso são medidas que os líderes mundiais precisam abordar com urgência. Na verdade, esse foi o tema da conferência sobre desastres realizada no Japão, quando o ciclone Pam passou por Vanuatu.

Devemos prestar atenção a essa grande ameaça por natureza, que foi cronometrada com tanta exatidão. As áreas mais populosas estão igualmente expostas.

E então, você sabia desses países?

Não deixe de ler também – 5 filmes para entender mais sobre desastres naturais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.