PagTesouro: plataforma de pagamentos do governo é regulamentada

Nesta segunda-feira (16), o PagTesouro, plataforma de pagamentos digitais do Tesouro Direto, foi regulamentado pelo Ministério da Economia. O sistema permitirá que o cidadão pague valores para a União, como multas de trânsito ou multas eleitorais, taxas de inscrições no Enem e em concursos, taxa de emissão de passaporte e mais.

O PagTesouro também ofereceu o Pix como forma de pagamento desses valores. O Tesouro Nacional atualmente está finalizando edital para credenciamento de empresas que possibilitarão a modalidade de pagamento com cartão de crédito no PagTesouro. Até agora, apenas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/MAPA) estão preparados para oferecer pagamentos pela plataforma.

“Outros órgãos estão em fase de desenvolvimento das suas aplicações tecnológicas para integração com o PagTesouro. A expectativa é que até o fim deste ano outros serviços sejam disponibilizados para recolhimento na plataforma”, disse o Ministério da Economia em nota.

A plataforma funciona durante todo o dia e todos os dias da semana. O pagamento pode ser feito a qualquer momento. Na hora de pagar, é possível escolher entre boleto, Pix e, no futuro, cartão de crédito. As duas últimas opções permite que o pagamento seja finalizado em pouco minutos. Dependendo da modalidade, pode haver cobrança de tarifas. As tarifas devem ser mostradas claramente, para que o cidadão possa escolher a opção mais vantajosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.