Pagamento no WhatsApp: veja o que é possível com a nova função do app

Whatsapp
Imagem: Reprodução.

O WhatsApp sempre busca trazer novidades, a última grande foi a função de status com fotos que desaparecem depois de 24 horas. Mas agora além dos memes, fotos, vídeos, figurinhas e Gifs, será possível receber dinheiro e fazer pagamentos pelo famoso aplicativo de mensagens. Algo semelhante ao que outros aplicativos como PicPay e Mercado Pago já realizam. Fora o recente Pix que surgiu neste momento como uma nova função de trânsito monetário.

A funcionalidade chamada “Pagamento” que o aplicativo ganha permite ao usuário transferir dinheiro e receber pelas conversas que possui com seus contatos. Mas o que é possível fazer? Como funciona? A função utiliza a função de crédito? Quais cartões podem ser usados? E os pagamentos podem ser utilizados em empresas?

Essas são algumas perguntas que surgiram com a nova função. Embora ainda seja limitada, o “Pagamento” do WhatsApp deverá ter mais opções no futuro. Ficou curioso para descobrir quais os detalhes da novidade? Então confira!

O que é possível fazer com o Pagamento do WhatsApp

Como esperado, a funcionalidade surge para facilitar ainda mais os métodos de pagamentos via celular. Mas o que é possível fazer com a nova ferramenta deste aplicativo tão popular em todo o mundo? Confira!

  • É possível transferir ou receber dinheiro de familiares ou amigos que você possua o contado na rede social sem pagar nenhuma taxa.
  • Também é possível transferir ou receber dinheiro em transações realizadas entre pessoas físicas. Sendo assim, receber ou efetuar o pagamento de algum serviço contratado ou prestado. Porém, não há a possibilidade de existir CNPJ envolvido na transferência.
  • Você pode solicitar um pagamento. Dentro da conversa, quando você acessar a opção intitulada “Pagamento” é possível clicar em “Solicitar” e dessa forma enviar uma mensagem cobrando alguém fazer a transferência. A mensagem em questão é enviada já com o valor e ainda pode escrever um breve texto para explicar a que se refere, semelhante ao PicPay e ao próprio Pix.
  • Uma grande diferença deste aplicativo é a possibilidade de fazer uma transferência até mesmo para quem ainda não possui a opção Pagamento no WhatsApp. Assim, nesse caso a operação deverá ser feita pelo usuário que já possua a opção no seu aparelho celular. Para receber, a outra pessoa deverá de forma obrigatória cadastrar o seu cartão na plataforma da rede.
  • Enviar ou receber dinheiro apenas com o número de telefone da pessoa. A transferência é feita de modo bem semelhante ao de outros conteúdos no aplicativo, como fotos, arquivos, figurinhas e Gifs. Portanto, basta o indivíduo apenas entrar na conversa com a pessoa que deseja pagar, clicar na opção Pagamento e inserir as informações, como valor, e no final sua senha – ou caso tenha, sua biometria.
  • Também é possível a inclusão de mais de um cartão como forma de pagamento. Havendo este caso, somente um deles poderá ser colocado como padrão. Dessa forma, ao efetuar o pagamento tome cuidado para ver o cartão selecionado. Outra questão é que devem ser cartões de bancos parceiros do WhatsApp.
  • Caso sua transação não seja efetivada, você poderá receber o dinheiro de volta. 24 horas é o prazo para estorno da plataforma.
  • Outro diferencial é a possibilidade de cadastrar a biometria no lugar da senha habitual numérica Assim, você pode usar como forma para autorizar as transferências sua digital. A limitação dessa função é seu próprio aparelho celular que necessita conter essa tecnologia.
  • Por fim, é possível remover a função Pagamento caso deseje. Se você não estiver utilizando ou cansar da opção, você pode acessar o aplicativo, entrar na opção “Pagamento” na tela inicial do Whatsapp, depois ir em “Facebook Pay” e clicar em “Remover o Facebook Pay”. Pronto, você não terá mais esta funcionalidade.

Mas o que não é possível realizar com o Pagamento do WhatsApp?

O aplicativo possui suas limitações. Entre elas não é possível transferir ou receber dinheiro para ou como empresa. Não existem maneiras de fazer transações entre CNPJs ou entre CPF e CNPJ. Também não há como pagar uma conta ou uma compra. Também não há como usar a função crédito para pagamentos, apenas a função débito.

Outra questão é que os únicos bancos possíveis para cadastro no WhatsApp são Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop. Estes também ainda dependem da bandeira do cartão. Outra limitação é o envio de valores, sendo o valor máximo por transferência de 1 mil reais e de 5 mil reais por mês. Contudo, a função Pagamentos deve ganhar atualizações que deverão ampliar suas possibilidades e melhorar as experiências para seus usuários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.