Passo a passo: veja como declarar o Auxílio no Imposto de Renda

Está chegando ao fim o período para a declaração do Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, o prazo acaba na próxima segunda-feira (31). E mesmo faltando tão pouco tempo, muita gente ainda tem dúvidas sobre o processo de declaração do Auxílio Emergencial.

Acontece que esta é a grande novidade deste ano. Agora em 2021, a Receita Federal está cobrando a declaração do benefício de uma série de pessoas. Apesar de não ser uma tarefa muito simples, o ideal mesmo é declarar logo a quantia para se livrar desse problema.

Para isso, a primeira coisa a se fazer é baixar o informe de rendimentos do Auxílio Emergencial. Para pegar esse documento, basta entrar no site da consulta do benefício, inserir os dados pessoais e clicar na opção Clique Aqui. Fica logo na parte superior da tela.

Passo 1

Depois de fazer o download desse informe, basta abrir o aplicativo ou site da declaração do Imposto de Renda. No menu do lado esquerdo da tela, é possível ver a opção Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica. Basta clicar nessa aba. Essa é a opção que nos interessa.

Na página seguinte, vai ser possível ver duas opções. A primeira é a de titular e a segunda é de dependente. Aí vai variar de pessoa para a pessoa. Se foi o próprio cidadão que recebeu o benefício, então é só clicar nessa aba. Se foi um dependente, então é só ir para a outra aba.

Não é possível fazer os dois passos de uma vez. Então se, por exemplo, mais de uma pessoa recebeu o Auxílio, é preciso repetir esse processo mais de uma vez. Logo depois de inserir os valores, que estão lá no Informe de Rendimentos que se baixou anteriormente, basta clicar na opção novo.

Veja na imagem:

Foto: Reprodução

Passo 2

Logo depois, o sistema vai levar o cidadão para uma página que pede uma série de informações. Não é preciso se assustar. Isso porque a pessoa só vai precisar inserir números em algumas delas. Na opção CNPJ da Fonte Pagadora é preciso colocar a numeração 05.526.783/0003-27.

Não é preciso inserir pontos ou espaços ao colocar esse número. É que o próprio sistema vai identificando isso. Logo depois, vem o momento de inserir o nome da fonte pagadora. Aqui, o cidadão vai precisar escrever o termo Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio Emergencial.

Por fim, no campo Rendimentos Recebidos da Pessoa Jurídica o cidadão vai precisar inserir o valor que consta no informe de rendimentos do Auxílio que ele baixou antes do início deste processo. Para ser mais específico, trata-se portanto da numeração que está na linha total de rendimentos (A-B).

Veja na imagem abaixo:

Foto: Reprodução

Logo depois de todo esse processo, o cidadão precisa apertar no botão ok. Se ele não fizer isso, então todo o trabalho terá sido em vão. É preciso confirmar essa informação para não ter surpresas depois.

Imposto de Renda

Como dito, as declarações do Imposto de Renda só podem ser feitas até a próxima segunda-feira (31) E isso vale para todo mundo. Tanto para as pessoas que receberam o Auxílio Emergencial como para as que não receberam nenhum benefício do Governo.

De acordo com especialistas, o melhor a se fazer agora é enviar a declaração mesmo que as informações estejam erradas. É que há a possibilidade de consertar esses dados mesmo depois do fim do prazo. Por outro lado, se o cidadão não envia nada, ele terá que pagar uma multa. Veja aqui em detalhes do que acontece com quem não declara o imposto. 

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