Pacto de Varsóvia: o acordo entre URSS e países socialistas

O Pacto de Varsóvia: vai cair na sua prova!

O Pacto de Varsóvia, criado no ano de 1955, foi um acordo assinado entre a URSS e países socialistas do Leste Europeu.

O tópico aparece com grande frequência em questões de história e de geografia das principais provas do país, com um destaque para a prova do ENEM e para os vestibulares.

O Pacto de Varsóvia: Introdução

O Pacto de Varsóvia, também conhecido como Tratado da Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, foi um acordo assinado entre a União Soviética e outros países socialistas, chamados de países satélites, no ano de 1955.

O Pacto de Varsóvia: Contexto Histórico

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, surgiram duas grandes potências mundiais: EUA e URSS. Desse modo, o mundo se dividiu, em dois grandes blocos: o bloco socialista, liderado pela União Soviética, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

A disputa entre esses dois blocos ficou conhecida como Guerra Fria. Esse conflito, que se iniciou oficialmente no ano de 1947, teve como primeira fase a disputa pela ajuda nos planos econômicos para a reconstrução da Europa. Assim, a Europa se dividiu: a parte Ocidental se alinhou ao bloco capitalista, uma vez que recebia ajuda dos EUA através do Plano Marshall; a parte Oriental, por sua vez, se alinhou ao bloco socialista, recebendo ajuda do  Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon).

Porém, os programas criados pelas duas potências não ficaram restritos somente ao plano econômico, atingindo, em pouco tempo, também o militar.

O Pacto de Varsóvia: Características

Com o mundo dividido entre os blocos socialista e capitalista, alianças militares foram criadas. Assim, quando os Estados Unidos criaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), no ano de 1949, os soviéticos decidiram que deveriam responder na mesma medida.

Dessa forma, no ano de 1955, a URSS criou o Pacto de Varsóvia. Através do pacto, os soviéticos impuseram sua força militar nos países socialistas da Europa Oriental, reprimindo manifestações contrárias às ordens que eram enviadas pelo Império Soviético.

Os seguintes países faziam parte do Pacto de Varsóvia: Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia, Tchecoslováquia e União Soviética. Ainda, China, Coreia do Norte, Egito e Índia também fazia parte como países observadores.

O Pacto de Varsóvia: Objetivos

Dentre os principais objetivos do Pacto de Varsóvia, podemos citar:

  • Manutenção da presença militar soviética nos países satélites.
  • Estabelecimento da cooperação mútua entre os países membros do bloco.
  • Realização de contra-ataques em caso de ataques iniciados pelos países da OTAN.
  • Organização militar do bloco socialista na Europa Oriental.
  • Avanço socialista dentro da Europa.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.