Overthinking: o problema de pensar demais e agir de menos

Overthinking nada mais é do que uma overdose de pensamentos, onde percebemos que a nossa mente está muito ativa, com ideias, informações e conhecimentos, porém, paramos aqui. Ou seja, não conseguimos transformar todos esses pensamentos em uma ação concreta e positiva para a nossa vida. Assim, deixamos de tomar atitudes importantes, tentando atingir bons pensamentos que possam nos ajudar a encontrar o “melhor caminho”.

Mas, e se lhe disséssemos que não existe melhor caminho? E ainda, que é possível deixar o melhor caminho passar despercebido, por conta do overthinking? Parece assustador, não é mesmo? Mas os dois questionamentos são verdadeiros.

Por isso, no conteúdo de hoje vamos lhe ajudar a lidar com o fluxo de pensamentos que levam você à estagnação, criando formas de agir mais, de maneira coerente. Acompanhe.

Como vender o overthinking?

Para vencer o overthinking é preciso, antes de qualquer coisa, perceber a presença do problema. Muitas pessoas ainda não se dão conta do quanto deixam apenas as coisas acontecendo, enquanto ficam tentando criar estratégias brilhantes na mente. Mas, na hora de pôr a mão no novo projeto, não agem, não tomam atitudes e, em alguns casos, caem na procrastinação.

Por isso, se você tem notado que leva muito tempo entre o pensamento e a execução, ou que tem sentido insegurança no trabalho, achando não estar apto à função, pode ser que você esteja sofrendo de uma overdose de pensamentos. Para lidar com isso, trouxemos algumas considerações:

Entenda a causa primordial das suas ações

Qual é o seu objetivo diante de uma tarefa ou ação? O que você pretende atingir ao tomar determinada atitude? Pode ser uma promoção, a sensação de dever cumprido ou simplesmente a satisfação de ter tudo em dia.

Tente buscar na sua mente qual é a razão pela qual a finalização de um projeto tornaria o seu dia a dia mais feliz. Assim, você cria uma mola propulsora para fugir da procrastinação ou dos pensamentos que tiram você do seu objetivo.

Lembre-se do ditado que diz “antes feito do que perfeito”

Cuidado com o perfeccionismo! Uma das causas do overthinking é justamente querer que tudo fique perfeito. Assim, você pensa, pensa e pensa mais um pouco, ao invés de começar a tomar uma ação. O medo de cometer um erro pode lhe paralisar, fazendo com que a sua mente apenas liste o que pode dar errado.

Porém, levar em conta que é melhor ter feito do que perfeito, pode lhe ajudar a tomar mais atitudes. Quando perceber que está tentando atingir uma perfeição, lembre-se e fale em voz alta: perfeição não existe.

Estabeleça limites para pensar e ponderar

Você pode estabelecer minutos, no relógio, para o momento de pensar, planejar e ponderar. Assim, você não cria o looping do overthinking enquanto cria estratégias para determinada ação. Afinal, se você não tiver um tempo limite para pensar, poderá ponderar o mesmo assunto de 100 maneiras diferentes, não executando o que deve ser executado.

Apenas comece: use a técnica dos 5 segundos

O nosso cérebro precisa de cerca de 5 segundos para inventar uma desculpa sobre algo. Sendo assim, se deixamos esses 5 segundos passar, ele pode dizer: “pense mais um pouco”, “mas isso ainda não foi respondido”, “talvez seja melhor se preparar mais”, e assim por diante.

Considerando isso, quando você tiver que agir, aja em menos de 5 segundos. Simplesmente comece em menos de 5 segundos. Assim você não dará chance para a sua mente ponderar sobre algo que crie uma estagnação na sua ação, diminuindo as situações de overthinking.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.