ÓTIMA notícia para brasileiros que precisam de uma nova carteira de identidade

A Carteira Nacional de Identidade é o documento mais importante para o cidadão. Isso porque, é por meio do RG que a pessoa tem a sua identidade registrada, podendo, a partir disso, emitir novos documentos.

Dessa forma, quando for necessário emitir a primeira via ou a segunda via do documento, os brasileiros podem agendar o procedimento por meio da internet em diversas regiões do país. A saber, o agendamento online é excelente para otimizar o tempo dos cidadãos, evitando filas e tempo de espera para emitir o RG.

A saber, para agendar a emissão da carteira de identidade é necessário acessar o site do órgão responsável pelo procedimento em sua cidade. Geralmente, o documento é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), ou pela Polícia Civil. Além disso, o Detran é o responsável pelo processo algumas regiões do país.

Como fazer o agendamento?

Inicialmente, o interessado deve identificar qual é o órgão responsável pela emissão da carteira de identidade em sua região. No Rio de Janeiro, por exemplo, o procedimento é realizado pelo Detran, enquanto em São Paulo o RG é emitido pelo Poupatempo. A saber, em Minas Gerais, os cidadãos conseguem agendar os serviços por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil.

Desse modo, ao identificar o órgão que deve realizar a emissão do RG, é necessário que o interessado acesse o site oficial para conferir as informações principais, como documentos necessários para o procedimento, e para realizar o agendamento da emissão. Assim, é possível economizar tempo em filas de espera, até mesmo para receber o documento.

Quem precisa emitir o novo RG em março?

A nova versão do documento já está sendo liberada para emissão entre os Estados do país. A saber, a emissão do RG está ocorrendo desde julho do ano passado e, de acordo com dados do Governo Federal, quase 100 mil identidades foram emitidas no país.

É importante salientar que, até o momento, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), não está disponível em todos os estados do país. No entanto, todos eles terão até o dia 06 de novembro para se adaptarem ao novo modelo do documento.

Dentre as mudanças no documento, o novo formato do Registro Geral (RG) unifica a antiga carteira de identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, de acordo com informações oficiais, após a emissão do documento físico, os cidadãos também podem instalar o RG Digital, por meio de qualquer aparelho móvel.  Sendo realizado o pedido do novo documento pelo cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma Gov.br.

Até o fim de 2022, os Estados do Paraná, Minas Gerais, Acre, Goiás e Rio Grande do Sul e Piauí já haviam liberado a emissão da nova CIN. Já neste mês de janeiro, o novo RG chegou em São Paulo, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e no Distrito Federal

Quais as mudanças do documento?

Dentre tantas mudanças, confira as principais:

  • Autenticação do documento através do QR Code;
  • Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
  • Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
  • Constará a naturalidade do cidadão;
  • Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
  • Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
  • Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Novo RG Digital 

A nova versão da carteira de identidade já está disponível em diversos Estados do país. Os cidadãos que emitiram o modelo físico também já podem instalar o RG Digital. De acordo com o Governo Federal, a ferramenta foi criada para facilitar o dia a dia dos brasileiros, que podem ir para qualquer lugar sem estar com o documento físico em mãos.

Para ter acesso a verão digital é bem simples, basta baixar o aplicativo no seu celular e depois fazer a validação por meio do QR Code.

Inicialmente, o cidadão deve verificar se o seu estado já está disponibilizando o documento físico e digital. A saber, cada unidade da federação é responsável por registrar os seus cidadãos. Portanto, confira abaixo a lista dos estados que permitem baixar o RG Digital:

EstadoDownload para AndroidDownload para iOS 
AlagoasBaixe no Google PlayBaixe na Apple Store
Distrito FederalBaixe no Google PlayBaixe na Apple Store
GoiásBaixe no Google PlayBaixe na Apple Store
ParáBaixe no Google PlayBaixe na Apple Store
ParaíbaBaixe no Google PlayBaixe na Apple Store
Rio de JaneiroBaixe no Google Play Baixe na Apple Store
São PauloBaixe no Google PlayBaixe na Apple Store

Passo a passo de como instalar o RG Digital

Como já mencionado, a instalação do novo RG no celular é bem prática e rápida. Portanto, confira o passo a passo:

  1. Baixe o app no link acima;
  2. Clique na opção adicional RG;
  3. Escaneie o QR Code no verso do documento impresso;
  4. Realize o reconhecimento facial;
  5. Crie uma senha para acessar o documento digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.