Os pontos cardeais: resumo de geografia

Você sabe o que são os pontos cardeais?

Os pontos cardeais: aquilo que você precisa saber

Denominamos de “pontos cardeais” os pontos que foram estabelecidos para orientação na superfície da Terra.

Esse tópico é abordado com frequência por questões de geografia das principais provas do país. Dessa maneira, é essencial que você domine as características de maior relevância dos pontos cardeais.

Os pontos cardeais: introdução

Como mencionado, os pontos cardeais foram criados para que o homem pudesse se orientar na superfície terrestre.

Esses pontos foram estabelecidos com base na posição do sol em diferentes momentos do dia (manhã e noite).

Os pontos cardeais: quais são eles?

Existem exatamente quatro pontos cardeais. Vamos conferir, a seguir, cada um deles:

  • Norte (N)
  • Leste (L)
  • Oeste (O)
  • Sul (S)

Atenção: o ponto oeste (O) pode aparecer também por meio da letra “W”. Isso porque, a palavra “oeste” possui “west” como correspondente em inglês.

Atenção: o ponto cardeal leste (L) pode ser escrito também por meio da letra “E”. Isso acontece porque a palavra “leste”, na língua inglesa, é escrita como “east”.

Os pontos cardeais: a rosa dos ventos

A rosa dos ventos é o instrumento que representa graficamente os pontos cardeais. A rosa, também denominada de rosa-náutica, foi criada na Grécia Antiga, com o objetivo de indicar para os navegadores a direção do vento.

Porém, a rosa dos ventos foi aperfeiçoada com o tempo e o modelo que nós conhecemos hoje foi criado no século XV, com o advento das Grandes Navegações. Isso porque, é nesse período que os cientistas e os navegadores percebem a necessidade de um instrumento mais sofisticado que indique a posição exata do homem em relação à superfície terrestre.

A rosa dos ventos foi um dos instrumentos que permitiu, por exemplo, o “descobrimento” do “Novo Mundo”.

A rosa dos ventos: outros pontos

A rosa dos ventos também representa graficamente outros pontos, além dos cardeais: os pontos subcolaterais e os pontos colaterais.

Os pontos subcolaterais se localizam, na rosa dos ventos, entre os pontos colaterais e os pontos cardeais. Vamos conferir, a seguir, quais são esses pontos: lés-nordeste (ENE), nor-nordeste (NNE), lés-sudeste (ESE), sul-sudoeste (SSO), nor-noroeste (NNO), sul-sudeste (SSE), oés-sudoeste (OSO) e oés-noroeste (ONO).

Já os pontos colaterais, por sua vez, se localizam entre os pontos cardeais. São eles: sudeste (SE), noroeste (NO), nordeste (NE) e sudoeste (SO).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.