Dicas de organização para quem estuda e trabalha

Neste conteúdo, apresentamos algumas dicas de organização para quem estuda e trabalha com o intuito de ajudar você na hora de montar uma agenda mais robusta e bem organizada. Afinal, só quem já trabalhou fora ao mesmo tempo em que estudava é que sabe o quanto essa rotina pode ser puxada e desgastante. Assim sendo, construir uma agenda que seja adequada às necessidades diárias é essencial para evitar a sobrecarga.

Pensando nisso, reunimos dicas que podem vir a ser úteis para você. Acompanhe para saber mais!

Dicas de organização para quem estuda e trabalha

A organização para quem estuda e trabalha pode parecer difícil, mas não é impossível. Claro que sabemos que algumas pessoas têm privilégios, enquanto outras precisam trabalhar mais de 12 horas por dia. O intuito deste conteúdo é tentar lhe ajudar a refletir sobre quais formas podem ser usadas para você estudar melhor, ao mesmo tempo em que mantém a sua rotina de trabalho.

Preparado? Vamos adiante!

1. Analise a sua rotina e verifique quais são todas as suas tarefas e horários

Analise como está a sua rotina e como estão as suas obrigações. Coloque tudo no papel para ter uma maior clareza da situação. Veja algumas perguntas que podem ajudar a mapear os seus horários:

  • Que horas começa o seu trabalho? Que horas termina?
  • A que horas você deve começar a se arrumar para ir ao trabalho? Quanto tempo de condução na ida e na volta?
  • Quanto tempo você tem de almoço? E potenciais lanches?
  • Quanto tempo você leva para arrumar a sua casa?
  • Você costuma tomar banho em qual horário?
  • Quanto tempo você dedica à cada refeição?
  • Quais outras atividades consomem seu tempo? (Ver televisão, passear, conversar com os amigos, etc.).

Tente visualizar tudo o que é feito no seu dia, pois assim talvez seja possível encontrar brechas para os seus estudos acontecerem em um horário fixo.

2. Estabeleça um momento para os estudos

Encontrou aqueles momentos que não agregam em nada? Como por exemplo, assistir a duas horas de televisão pode não ser o melhor caminho… Às vezes, usar uma dessas horas para fixar um horário de estudos é mais relevante. Veja o que faz sentido para você e tente fazer uma “limpa” nas manias e hábitos que consomem tempo de forma pouco produtiva.

3. Construa um cronograma de estudos

Tenha um bom cronograma de estudos. Saiba o que deve ser feito hoje, amanhã, semana que vem. Anote todas as suas obrigações para não cair no erro de procrastinar e/ou acumular demandas.

4. Inclua momentos de descanso na sua rotina

Lembre-se de que você precisa descansar. Por isso, dentre as dicas de organização para quem estuda e trabalha, esta precisa ser considerada como uma das mais importantes. Sem descanso não rendemos nem no trabalho, nem nos estudos. E ainda prejudicamos a saúde mental e cerebral, ocasionando doenças, problemas emocionais, desgastes, etc. Cuide-se!

5. Tenha metas diárias bem estabelecidas

Trabalhe com metas diárias, tanto para o lado profissional, quanto acadêmico. Saber quais são as prioridades do dia e quais são os resultados que você quer alcançar com cada atividade, você terá maiores chances de manter a organização. Evite atuar de forma aleatória, pois isso pode ser pouco produtivo nessas esferas de sua vida.

Esperamos ter lhe ajudado de alguma forma. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.