Organização no trabalho: Um guia para te ajudar

Veja como melhorar a sua organização no ambiente de trabalho.

Para manter a organização no trabalho é necessário tirar de perto todas as distrações e causas da procrastinação. Além disso, é fundamental criar uma otimização de pastas, documentos, horários e tarefas de maneira geral. A seguir, detalhamos essas e outras informações importantes. Acompanhe.

Como ter organização no trabalho?

Para conseguir conquistar a organização no trabalho é necessário mudar o cenário atual, indo em busca do estado desejado, certo? Por isso, o primeiro passo é avaliar quais são os fatores que podem estar atrapalhando a sua organização e otimização de tempo.

Em seguida, é necessário “cortar” o que for negativo e impulsionar o que for positivo. Veja como:

1- Comece cedo e evite o “soneca” do despertador

Começar o dia mais cedo pode fazer toda a diferença na sua organização no trabalho. E não estamos nem querendo dizer que você precisa levantar 2 horas antes de começar a trabalhar – embora isso possa ser interessante se você puder dormir cedo à noite. Mas sim, nos referimos a não deixar para sair da cama na última hora, e tampouco usar o botão “soneca” do seu despertador.

Estabeleça um horário hábil para acordar, dando tempo para tomar um bom café e um bom banho, além de permitir que você chegue mais cedo à sua mesa de trabalho e foque em, antes de qualquer coisa, preparar todo o ambiente para o dia que vem pela frente.

2- Estabeleça a sua área de trabalho e sempre a mantenha arrumada

Independente do seu trabalho ser em casa ou em uma empresa, é imprescindível que você delimite a sua área de trabalho. E, além disso, mantenha os materiais necessários sempre à mão e organizados, nesse ambiente.

Sendo assim, observe quais tipos de materiais poderiam ser guardados em outro local e quais destes estão atrapalhando a sua produtividade. Ao mesmo tempo, veja o que pode ser acrescentado para melhorar a sua rotina de trabalho. Exemplo: uma agenda.

3- Priorize suas atividades e limite o tempo de cada uma delas

Antes de começar a trabalhar, priorize as suas tarefas diárias e delimite um tempo para terminar cada uma delas. É claro que esse tempo deve ser delimitado dentro de uma realidade possível, a fim de não provocar apenas estresse, ansiedade e pressão no trabalho.

À medida que você notar que está conseguindo concluir as tarefas com tempo de sobra, remodele o horário limite para sempre deixar a rotina agradável e muito eficiente. Logo, você terá muito mais organização no trabalho dessa maneira.

4- Delegue tarefas e funções de uma forma organizada

Depois que você conseguir priorizar as suas atividades, lembre-se de também delegar aquelas tarefas que não cabem mais nesse planejamento. Afinal, mais vale você focar no que saber fazer bem, do que “perder” (leia-se investir) tempo em algo que não traz tanto retorno assim.

Acredite, delegar tarefas pode mudar a vida e a organização no trabalho de qualquer pessoa. Faça o teste, observe os resultados e mensure a mudança na sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.