Orçamento pessoal: 5 passos simples para fazer o seu

Você já se perguntou como fazer um orçamento pessoal que funcione para você? Um orçamento é uma ferramenta que ajuda a planejar e controlar seus gastos, economizar para seus objetivos e evitar dívidas.

Mas como criar um orçamento que seja fácil de seguir e que se adapte à sua realidade? Neste post, vamos mostrar 5 passos simples para você fazer o seu orçamento pessoal e melhorar sua saúde financeira.

5 passo para criar um orçamento pessoal

5 passo para criar um orçamento pessoal
5 passo para criar um orçamento pessoal. Imagem: Canva

Orçamento pessoal é uma ferramenta muito importante para o planejamento e controle das finanças pessoais. Com ele, você pode definir metas, acompanhar receitas e despesas e avaliar o seu padrão de consumo.

Além disso, ele também permite identificar gastos desnecessários, economizar para emergências ou investir em projetos futuros. A seguir, confira como fazer o seu em 5 passos simples.

Passo 1: Conheça sua renda e seus gastos

O primeiro passo para fazer um orçamento pessoal é saber quanto você ganha e quanto você gasta. Para isso, você precisa registrar todas as suas entradas e saídas de dinheiro, seja em um caderno, em uma planilha ou em um aplicativo. O ideal é que você faça isso por pelo menos um mês, para ter uma visão mais completa da sua situação financeira.

A renda é o valor que você recebe de todas as fontes, como salário, pensão, aluguel, entre outros. Os gastos são tudo o que você paga, como contas, compras e lazer. Você pode dividir seus gastos em três categorias: fixos, variáveis e extras.

Passo 2: Defina seus objetivos e prioridades

O segundo passo para fazer um orçamento pessoal é definir seus objetivos e prioridades. O que você quer conquistar com o seu dinheiro? Pode ser comprar um carro, fazer uma faculdade ou viajar pelo mundo.

Assim, para cada objetivo, você deve estabelecer quanto precisa economizar, em quanto tempo quer alcançá-lo e qual a melhor forma de guardar o dinheiro.

Além dos objetivos de longo prazo, você também deve ter uma reserva de emergência para imprevistos. A recomendação é que você tenha pelo menos três meses de gastos fixos guardados em uma aplicação de fácil acesso e baixo risco.

Passo 3: Faça um planejamento financeiro

O terceiro passo para fazer um orçamento pessoal é fazer um planejamento financeiro. Isso significa projetar seus ganhos e gastos para os próximos meses e ajustá-los de acordo com seus objetivos e prioridades.

Para isso, você pode usar uma planilha ou um aplicativo que te ajude a organizar suas finanças. Você deve anotar sua renda prevista e seus gastos estimados para cada mês.

Depois, você deve subtrair os gastos da renda e ver qual é o seu saldo. Se for positivo, ótimo! Você pode usar esse dinheiro para investir nos seus objetivos ou aumentar sua reserva de emergência.

Mas se for negativo, deve tomar cuidado, pois significa que você está gastando mais do que ganha e precisa rever seus hábitos.

Passo 4: Acompanhe sua execução financeira

O quarto passo para fazer um orçamento pessoal é acompanhar sua execução financeira. Isso significa verificar se você está seguindo o planejamento que fez e se está conseguindo atingir seus objetivos.

Para isso, você deve comparar os valores reais com os valores previstos na sua planilha ou aplicativo. Você deve fazer isso periodicamente, de preferência a cada semana ou a cada mês. Assim, pode identificar se há algum desvio ou problema no seu orçamento e corrigi-lo o quanto antes.

Passo 5: Revise e melhore seu orçamento pessoal

O quinto e último passo para fazer um orçamento pessoal é revisar e melhorar seu orçamento pessoal. Isso significa que você deve estar sempre atento às mudanças na sua vida financeira e adaptar seu orçamento conforme elas.

Por exemplo: se você recebeu um aumento de salário, você pode destinar uma parte dele para os seus objetivos ou para a sua reserva de emergência. Mas se você teve um gasto inesperado, pode cortar algum gasto não essencial ou usar a sua reserva de emergência.

O importante é que você tenha flexibilidade e disciplina para manter seu orçamento pessoal atualizado e alinhado com as suas necessidades e desejos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.