Orçamento – A Venda do Serviço

Orçamento – A melhor maneira vender um serviço

Quando um cliente solicita um orçamento é uma oportunidade para fechar um bom negócio. No entanto, precisa tomar alguns cuidados ao montar seu orçamento para que não desvalorize o seu serviço ao mesmo tempo em que não faz o cliente desistir do contrato por conta da precificação.

O orçamento é uma forma de atrair o cliente, garantir um bom serviço e ainda fidelizá-lo.

Acordo entre contratante e contratado quanto ao serviço

Um orçamento é um documento que acorda a precificação entre um contratante e o contratado. Por isso, é importante que um prestador de serviço tenha um ou mais modelos de orçamentos, dependendo do serviço prestado. Isso porque o orçamento bem elaborado agiliza a negociação, ao passo em que detalha valores, e isso evita dúvidas sobre a precificação.

Por isso, para prestadores de serviços é importante que o orçamento contenha vários preços e acordo com o serviço, como se fossem pacotes. De modo que possa alterá-lo para enviar aos clientes.

A venda de serviços ocorre em quatro etapas

Assim sendo, o documento serve para que não realize trabalhos que estavam fora do combinado. Ao passo em que o cliente visualiza as entregas, conforme previamente combinado.

Um orçamento é uma venda de serviços, e possui quatro etapas importantes.

Percepção da necessidade

O cliente pede um orçamento pela própria percepção da necessidade do serviço;

Orçamentos

São enviados vários orçamentos de profissionais qualificados para atendê-lo. Por isso é tão importante que o seu orçamento seja específico.

Negociação

Nessa etapa de negociação o cliente busca mais serviços por menores preços, de modo que explica suas necessidades. Nesse momento cabe ao prestador validar seu orçamento, valorizando seu serviço e justificando seu preço. Ainda é possível que dê algum desconto em troca de maiores prazos de entrega do serviço, por exemplo.

Acordo

Nesse momento a negociação evoluiu para um acordo. Ao passo que um documento é elaborado para a e contratação, podendo ser uma continuidade do próprio orçamento. No entanto, neste documento devem estar clarificadas as informações quanto aos custos, bem como prazos combinados entre as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.