Open Banking: o impulsionamento da economia nacional através do compartilhamento de seus dados 

Open Banking: o impulsionamento da economia nacional através do compartilhamento de seus dados. Entenda melhor!

O Open Banking é o sistema financeiro aberto do Banco Central do Brasil (BC) que, dentre outros objetivos, busca facilitar o acesso ao crédito e a inclusão financeira do cidadão brasileiro.

De forma sucinta e simplificada, o Open Banking é um sistema que permitirá o compartilhamento de suas informações com as instituições financeiras interessadas.

Open Banking: o impulsionamento da economia nacional através do compartilhamento de seus dados 

Entretanto, esse compartilhamento ocorre de maneira direcionada. Já que é o próprio cliente quem vai controlar com quem seus dados serão compartilhados, bem como é o cliente quem poderá revogar esse compartilhamento a qualquer momento.

Controles importantes

Por conta dessa facilidade de controle do cliente, o Open Banking pode ser um sistema importante para o fluxo econômico nacional. Já que ao direcionar o compartilhamento de seus dados para uma instituição específica, você eleva as chances de obter créditos e financiamentos; o que impulsiona a economia brasileira.

Recuperação e elevação da oferta de crédito

Visto que a crise financeira nacional foi agravada pela pandemia e estamos em uma recuperação lenta. Pois, conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BC) a inflação tem crescido, e embora a economia responda positivamente, a sua recuperação é lenta, visto que as previsões são de taxas elevadas, ainda para 2022.

 Sendo assim, o Open Banking pode ser uma ferramenta importante para o cenário econômico nacional, bem como, um agente facilitador para as pessoas físicas.

Ofertas personalizadas

Visto que, além de permitir que as instituições consultem o seu histórico mediante sua autorização, o sistema ainda elevará a chance de você obter ofertas personalizadas. Pois, ao analisar o seu perfil, o banco poderá elaborar uma proposta de cartão de crédito diretamente para você, por exemplo. Dessa forma, será viável para as suas finanças pessoais.

Pois é possível que você direcione um planejamento financeiro pessoal a partir dos descontos obtidos por ofertas personalizadas. Por isso, o Open Banking também pode ser interessante para a economia considerando os fatores econômicos e as necessidades da pessoa física.

Segurança do sistema

O Open Banking promete ser bastante seguro. O Banco Central do Brasil (BC) ressalta em sua plataforma oficial que a segurança é uma das grandes preocupações de todos os seus projetos.

Por isso, a segurança é um fator que está presente desde o escopo de cada projeto da instituição, assim como ocorre no Pix. O sistema Open Banking está em fase de implementação e é possível acompanhar o projeto através da plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BC).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.