Open Banking: informações sobre o compartilhamento de dados

Confira algumas informações sobre o compartilhamento de dados dentro do sistema Open Banking. Veja mais detalhes!

Open Banking e a responsabilidade sobre os dados compartilhados

As instituições são responsáveis pela qualidade dos dados (informação mais recente possível, adequada e compatível). Bem como, pela segurança do seu compartilhamento do Open Banking, conforme informa o BCB, o Banco Central do Brasil.

O Open Banking torna possível, ainda, que as instituições participantes ofereçam soluções que facilitam às pessoas controlarem suas vidas financeiras. Quem, por exemplo, possui mais de uma conta bancária ou tem conta em um banco e empréstimo em outro, poderá ver todas as suas informações em um único local.

Governança do sistema financeiro aberto – Open Banking

 O modelo do Open Banking prevê que as instituições participantes, por meio da estrutura responsável pela governança do seu processo de implementação, apresentarão ao BCB propostas para padrões tecnológicos. Bem como, procedimentos operacionais e outros aspectos necessários à implementação do Open Banking.

Inclusive, no que diz respeito à implementação de interfaces dedicadas ao compartilhamento dos dados e serviços do seu escopo. Assim, observadas as regras, as diretrizes, os princípios e os objetivos do Open Banking, informa o Banco Central.

Benefícios para o cliente

São muitos os benefícios do Open Banking, porém o BC destaca alguns deles, como:

Conforme informa o BC, com acesso aos dados dos usuários, instituições participantes poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes, com benefícios para o consumidor, que poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.

informações sobre o compartilhamento 

No ambiente do seu banco, cooperativa ou instituição de pagamento, serão apresentados os dados a serem compartilhados, a finalidade, o prazo de validade do compartilhamento e nome da instituição que vai receber as informações. Se estiver de acordo, você confirma o compartilhamento.

Concluídas as etapas anteriores, você será redirecionado de volta para o canal de atendimento da instituição de destino dos dados. Ao voltar para o ambiente da instituição de destino, será informado que o compartilhamento foi efetivado.

As informações poderão ser utilizadas pela instituição de destino somente para a finalidade específica

É importante lembrar que as informações poderão ser utilizadas pela instituição de destino somente para a finalidade específica apresentada para você no início do compartilhamento e pelo prazo que foi combinado. Se mudar de ideia, não há problemas. 

Você pode cancelar o compartilhamento antes do fim do prazo, a qualquer momento. Esse cancelamento poderá ser feito no canal de atendimento da instituição de destino ou na de origem dos dados, garante o Open Banking Brasil em seu site oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.