Open Banking: foco em inovação e elevação do nível de competitividade entre os bancos 

O Open Banking possui o foco em inovação e elevará do nível de competitividade entre os bancos. Confira pontos importantes sobre o sistema do BC!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, na sua essência, o Open Banking é um acelerador e habilitador de novos negócios, através da criação ou expansão de ecossistemas digitais. 

Open Banking: foco em inovação e elevação do nível de competitividade entre os bancos 

Isso significa que o Open Banking tem um grande foco em inovação e permitirá que tanto as instituições financeiras, como as fintechs criem novas ferramentas operacionais, bem como, novas aplicações que irão facilitar muito a rotina do cliente sendo assim, o sistema financeiro aberto é uma inovação para o mercado financeiro que impacta diretamente na rotina do cliente.

Open Banking: o sistema acelerador e habilitador de novos negócios

Sendo assim, o alicerce principal para a adoção de Open Banking é a abertura e o compartilhamento de dados e informações de negócio através de APIs (Application Programming Interfaces). 

As instituições devem trabalhar em mudanças de sistemas para o Open Banking

Conforme informa o Banco Central do Brasil, para se adequarem ao Open Banking, as instituições financeiras trabalharam em mudanças de sistemas internos e com fornecedores.

Dessa forma, bancos, fintechs e financeiras se direcionam para que se tornem cada vez mais eficientes e, com isto, também mais preparadas para a concorrência. Visto que um dos objetivos do sistema financeiro aberto é ampliar as ofertas de produtos e serviços para o cliente final. 

O sistema financeiro aberto incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio 

Além disso, de acordo com as informações oficiais do Banco Central do Brasil, o Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que oferecem aos clientes uma experiência conveniente e melhor preparada. Isso favorece a inclusão e educação financeira da população. Segundo o BC, esse é um dos objetivos do sistema financeiro aberto.

Iniciativa regulada pelo Banco Central do Brasil e a simetria de deveres e direitos dos participantes

Além disso, o Banco Central informa que a iniciativa é regulada pelo Banco Central do Brasil, o que garante a simetria de deveres e direitos dos participantes. Sendo assim, somente o cliente pode pedir o compartilhamento dos seus dados no Open Banking. Portanto, as instituições financeiras não podem dividir informações sem o seu consentimento, garante o Banco Central do Brasil. 

Elevação da viabilidade da oferta de produtos e serviços 

Certamente o Open Banking permitirá uma maior agilidade na rotina das instituições participantes. Bem como aumentará a viabilidade da oferta de produtos e serviços adequados ao perfil do cliente; otimizando o fluxo financeiro, ainda que seja algo que ocorra de forma indireta. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.